É comum, no decorrer dos anos e com o avanço da tecnologia, as pessoas perceberem que novos termos estão sendo inseridos no cotidiano e, muitos deles, são difíceis de serem reconhecidos, ou até mesmo, de saberem do que se trata.
E, entre tantas expressões e termos que a tecnologia nos oferece, um dos mais citados no momento é o User Experience que, na tradução livre, significa “experiência do usuário”.
Conhecendo algumas das funções que os aplicativos do seu smartphone proporciona, isso só foi possível graças à User Experience. Receber mensagens pelo Whatsapp, fazer o pagamento de contas através do celular, receber e-mails na sua caixa de correio eletrônico, todas essas funções só foram possíveis com a User Experience.
Na sua tradução livre, User Experience significa experiência do usuário, que nada mais é do que trazer o usuário para o projeto, onde é possível conciliar as suas necessidades, os seus desejos e a satisfação obtida com os objetivos do produto.
User Experience é um método que cria sistemas, de forma que as suas funções se mostrem melhores para o usuário. Esse método envolve engenharias e design, e os usuários precisam estar inseridos no processo de desenho, seja através de pesquisas, seja por testes de usabilidades. Se esse processo não ocorrer, não há User Experience.
O primeiro objetivo da User Experience é poder atender todas as necessidades do cliente, de forma rápida e objetiva. Após isso, a criação de produtos que sejam fáceis de serem utilizados causa um impacto positivo sobre o usuário.
Na verdade, a real experiência que o usuário quer ter não é poder lidar com aquilo que ele diz querer, fornecendo recursos de uma lista pré-estabelecida. Para que a experiência do usuário seja de alta qualidade, é preciso que haja uma união de vários serviços, em diferentes áreas e categorias.
Um grande objetivo da User Experience é poder proporcionar satisfação ao cliente, fazendo com que ele fique mais próximo da marca, reforçando a sua imagem no mercado.
Assim, a User Experience oferece diversas vantagens para quem se aproveita dos seus recursos, como: