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Hoje em dia, diversas coisas na vida remetem as pessoas a criarem, de forma mental, um checklist sobre as coisas que estão para serem feitas, e isso pode ser levado tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. É normal que as pessoas pensem em uma série de coisas sobre um determinado evento e não a passa para o papel, deixando-a na cabeça, correndo o risco de se esquecer dela depois.
E este texto quer tratar sobre essa relação que se cria de acordo com a experiência do usuário para os aplicativos. Segundo estudos realizados pela IBM, a cada dólar que é investido em UX, é possível que se tenha um lucro que pode chegar até cem vezes mais do que o valor inicialmente investido.
E essa relação pode ser transpassada também para o design de aplicativos. Isso quer dizer que a experiência que o usuário terá com o design do aplicativo é um dos principais fatores que influenciam no sucesso do aplicativo em termos de tráfego, conversão, fidelidade do usuário, engajamento social e rentabilidade.
Trata-se de um assunto que é muito importante para o desenvolvimento do projeto do aplicativo e é por isso que é fundamental que seja criada uma relação que garanta que o aplicativo esteja oferecendo aos seus clientes a melhor experiência que o usuário poderá ter.
Quando existe um desenvolvimento de projeto que visa perceber a experiência que o usuário terá quando se deparar com o design do aplicativo, é preciso observar determinados pontos, que são:
- A concorrência – nesse caso, é importante observar quais empresas estão utilizando aplicativos que sejam parecidos com o seu. Com isso, você pode observar o que eles estão fazendo de errado e evitar cometer esses erros, assim como, ao verificar os acertos que eles possuem, passar a fazer o mesmo que eles. O intuito desta observação é procurar sempre estar melhorando;
- Acerte nos questionamentos – desenvolver um bom aplicativo é fazer um que comece fazendo as perguntas corretas. Questões como a necessidade da sua empresa ter um aplicativo é válida, assim como o que poderia engajar os clientes da empresa através de uma experiência adquirida com a utilização de um aplicativo móvel que realmente o convença. Procurar saber quais são os objetivos que a empresa tem com a criação do aplicativo e o que fazer para fidelizar os clientes também são bons questionamentos;
- Crie personagens – quando você define quem é que vai utilizar o seu aplicativo, você poderá ter uma noção do motivo que as faz utilizá-lo, além de conseguir antecipar os resultados. Assim, criando personagens, você saberá o que o seu aplicativo deverá ter para atender ao público;
- Saiba mais sobre o fluxo dos usuários – quando você consegue entender como os usuários se envolvem com o aplicativo, você consegue saber a interação, passo a passo, assim como todas as ações eles deverão tomar para que possam alcançar o resultado desejado;
- Interação mais simples – nesse campo, você irá descobrir quais são os recursos e o conteúdo que são mais importantes do seu aplicativo e, com isso, você irá agrupá-los de maneira lógica, a fim de que possa facilitar o acesso do usuário. No campo da UX Design, este conceito é conhecido como Red Routes;
- Tempo de carregamento – ter um aplicativo que se mostre lento, insuficiente pela exigência que o mercado possui não fará com que ele tenha muitos usuários. Portanto, é importante que você faça um teste sobre esse quesito. Se o aplicativo se mostrar lento, elimine o excesso de informações, ajustando as coisas antes que os usuários comecem a dizer coisas negativas sobre o seu aplicativo;
- Textos bem coerentes – os textos que o aplicativo apresentar devem estar bem legíveis, a fim de que seja possível a sua leitura sem ter a necessidade de utilizar o zoom;
- Imagens de boas qualidades – se por acaso o seu aplicativo for um que utiliza a venda como produto principal, é essencial que ele tenha imagens de alta qualidade, a fim de que possam fornecer uma visão melhor, mais detalhada, do que está sendo vendido. O recurso de zoom nas fotos pode ser bem interessante para fornecer uma visão melhor do produto.
Checklist para design de aplicativos
Um bom checklist contando com a experiência que o usuário terá sobre o design dos aplicativos deve respeitar os seguintes dados:
- O usuário tem que começar a utilizar o seu aplicativo imediatamente. Nada de telas como “bem-vindo” ou coisas desse tipo;
- A integração dos novos usuários deve ser evitada, para que o usuário possa ter um acesso mais intuitivo e fácil. Caso seja necessária a sua utilização, ela deve ser fácil de ser finalizada ou ignorada;
- Não exigir que o usuário logue no primeiro acesso. A navegabilidade deve ser facilitada, de modo que o usuário possa conhecer o aplicativo, experimentado-o;
- Uma coisa que é extremamente importante e tem que ser evitada é a solicitação de avaliação do aplicativo. Não a utilize cedo demais. Deixe com que o usuário forme a sua própria opinião, de forma mais sólida;
- O salvamento automático e frequente dos dados do usuário deve ser mantido, mesmo que ele feche o aplicativo. Além disso, é importante que o estado atual de onde o usuário deixou o aplicativo seja mantido, para que ele possa continuar a navega do local onde ele parou;
- Crie uma hierarquia, onde as informações mais importantes sejam exibidas em primeiro lugar e, com isso, sejam facilmente compreendidas;
- Deixe os botões de ação nítidos, onde sejam claramente percebidos;
- Deixe todas as telas com objetivos. Faça com que o foco esteja no conteúdo, e não na interface do usuário;
- Deixe espaços em branco, onde seja possível que uma ação não esteja próximo a outra. Com isso, um espaço entre o conteúdo é importante, pois não causará dificuldades caso a pessoa queira “salvar” o pedido e acabar “cancelando”, pois sem a intenção, acabou clicando no local errado;
- Defina as tarefas mais importantes com as cores destacadas, enfatizando as formas, o texto e o movimento.
Com esse checklist, é possível ter um bom conteúdo para obter um conhecimento sobre o usuário que irá utilizar o aplicativo.