Toda empresa, seja ela uma rede farmacêutica ou uma fabricante de pallets de madeira, pode enfrentar imprevistos ao longo de sua atuação no mercado.
Essas crises podem ser relacionadas a conflitos internos, problemas de operação, acidentes, problemas financeiros, entre outros.
Por isso, é de suma importância que a companhia saiba como aplicar uma boa gestão também nos momentos de crise.
Uma boa gestão de crise ajuda a prever problemas e também enfrentá-los da melhor maneira possível.
Neste texto, iremos falar sobre como fazer uma boa gestão de crise em sua empresa. Fique conosco e acompanhe.
Antes de falar sobre como fazer a gestão de crise, vamos entender o que é exatamente esse tipo de gestão.
A gestão de crise é aplicada tanto para ajudar a enfrentar problemas que podem trazer graves consequências para a empresa, como também para prevenir situações de crise futuras, preparando a companhia para lidar com elas.
De modo geral, a gestão de crise pode ser definida como um conjunto de estratégias voltadas para minimizar ou até reverter as consequência de problemas que podem ser relacionados à parte financeira da empresa ou mesmo à sua imagem no mercado.
Uma empresa de purgador de vapor, por exemplo, pode enfrentar eventualmente diversos tipos de crises que podem ser:
Com essa diversidade de possibilidades de crise, torna-se fundamental aplicar estratégias voltadas para o enfrentamento adequado para cada tipo de crise e é o que vamos ver mais a seguir.
Já vimos a definição de gestão de crise, agora vejamos como fazer para colocá-la em prática.
1. Mapeie os riscos da empresa: o mapeamento de todos os riscos da empresa é fundamental para uma boa gestão de crise.
Para que uma empresa fabricante de mesa rústica de madeira, por exemplo, faça esse mapeamento, deve haver o levantamento do histórico da empresa e os problemas que podem afetá-la.
Para entender possíveis riscos é ideal fazer simulações a respeito e assim, elaborar estratégias eficientes;
2. Crie uma comissão de crises: é importante estabelecer os responsáveis pela gestão de crise.
Para isso, criar uma comissão onde os líderes e gestores estejam na linha de frente é importante, onde posteriormente devem ser definidos os representantes de cada setor da companhia para fazer parte desta comissão;
3. Elaboração de estratégia: em seguida, é o momento de elaborar as estratégias para o enfrentamento da situação.
Com as ações estabelecidas e os representantes bem definidos, é importante alinhar todas as expectativas para que todos tenham o mesmo foco;
4. Treinamento é importante: treinar os representantes para as ações que serão tomadas é imprescindível.
Devem ser analisadas todas as informações que serão transmitidas pelos representantes para cada setor e as informações que serão transmitidas também externamente, se for o caso.
Esse foi o nosso artigo sobre como fazer uma boa gestão. Esperamos que tenha sido útil para você.
Não deixe de acompanhar as próximas postagens, até lá!
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.