MadeinWeb

A realidade virtual e as tecnologias de realidade aumentada já estão presentes no dia-a-dia dos utilizadores e desenvolvedores. Com eles, os clientes têm um novo olhar sobre projetos e produtos, o que requer ainda mais atenção nos processos de criação.

Entre os principais objetivos deste tipo de realidade está a aproximação dos clientes a soluções tecnológicas. Além de visitar exposições noutras cidades, por que não trazer o ambiente para dentro de smartphones ou óculos de realidade virtual? Já é possível.

No entanto, existem diferenças entre a realidade aumentada e as soluções de interação virtual. A primeira está diretamente ligada a projeções de elementos no ambiente real, enquanto a segunda depende de certos equipamentos para visitar o mundo virtual.

Quer saber mais sobre as realidades e benefícios que podem trazer aos seus produtos? Fique connosco e saiba mais sobre as tecnologias.

Realidade aumentada está presente em jogos e apps

O que é a realidade aumentada na prática?

A realidade aumentada já faz parte da rotina dos utilizadores em todo o mundo. Os jogos para smartphones, por exemplo, tornaram-se uma febre mundial ao trazer personagens familiares do mundo dos jogos para o ambiente real onde o jogador executa comandos.

Neste tipo de realidade, o utilizador precisa da câmara do telemóvel ou tablet para desfrutar da experiência de realidade aumentada. Além disso, a tecnologia depende de três outros fatores:

  • Um objeto ou campo real, onde haverá a interação do elemento virtual;
  • Uma aplicação que fará a imagem capturada ler;
  • O próprio dispositivo, que irá retornar o sinal e criar a interação.

A realidade aumentada está mais presente do que nunca na vida do utilizador. Quem nunca experimentou os efeitos fotográficos das redes sociais, como no Instagram e no Snapchat? Fazem também parte da realidade aumentada e da rotina de quem utiliza apps.

Outra tecnologia de realidade aumentada que está presente no dia-a-dia são os Códigos QR. Em alguns locais, como pontos turísticos, os visitantes podem digitalizar o código disponível e descobrir informações completas sobre um determinado local ou peças artísticas.

A realidade virtual, por sua vez, depende de óculos VR ou outras tecnologias para serem usadas

Como funciona a realidade virtual?

A realidade virtual é composta por um ambiente simulado, gerado por computador. Neste caso, o mundo real que observamos é substituído por um ambiente virtual completo. Mas como é possível? Graças aos óculos vr, ou seja, óculos de realidade virtual.

O acessório permite ao utilizador colocar o smartphone à frente dos olhos, simulando que está, de facto, dentro da paisagem. De acordo com a tecnologia, o utilizador pode mover-se em realidade simulada com comandos executados por mãos ou cabeça.

Existem também capacetes que proporcionam ao utilizador uma experiência completa dentro de um universo virtual, mas acabam por ter um custo mais elevado. Além disso, no mercado, existe a opção de comprar óculos VR com auriculares para expandir ainda mais a realidade capturada.

Tal como na realidade aumentada, a realidade virtual já faz parte do quotidiano das empresas. Alguns videojogos são desenvolvidos para a tecnologia, mas também pode ser usado para conhecer ambientes em dimensões reais.

Leia também: Tem uma ideia de aplicativo? Como torná-lo prático?

Porquê desenvolver projetos de cada realidade para empresas?

A tecnologia evoluiu a níveis acelerados nos últimos anos. Juntamente com ela estão as transformações que os utilizadores têm passado. Por isso, as empresas devem pensar em como apresentar os seus projetos e, em conjunto, oferecer a melhor experiência ao cliente.

Com a realidade aumentada e as tecnologias de realidade virtual, as empresas podem deliciar o utilizador de uma forma nunca antes vista. E o melhor: podem ser incluídos em vários setores, incluindo construção, engenharia automóvel, entre outros.

Imagine que um cliente está à procura de um imóvel para alugar ou comprar. A empresa de construção responsável pode capturar todo o ambiente de uma fábrica decorada, convertê-la em um projeto virtual, e disponibilizá-la para que os clientes visitem o site antes de comprar.

É uma experiência inovadora, não é? Algumas empresas que fabricam tintas já investem em realidade aumentada para ver como certas cores ficariam em certos ambientes.

Altas expectativas para o mercado

Em 2019, um inquérito realizado pelo grupo financeiro multinacional Goldman Sachs previu que o mercado de ferramentas de imersão valeria cerca de 2,6 mil milhões de dólares até 2025.

Por outro lado, o cenário é ainda mais promissor em estudos recentes. De acordo com um inquérito realizado pela Snap e pela Deloitte Digital, os investimentos relacionados com a criação de tecnologias de realidade aumentada totalizarão 72,8 mil milhões de dólares em 2024.

De acordo com os índices, há uma tendência promissora para as empresas especializadas no desenvolvimento de soluções de realidade aumentada e realidade virtual.

Leia Também: Soluções Omnicanais: Conheça esta estratégia

Como desenvolver realidade aumentada e tecnologias de realidade virtual?

A imersão presente em projetos de realidade aumentada e realidade virtual adiciona maiores valores aos utilizadores. Mas no caso da tecnologia, a empresa responsável deve procurar a assistência de especialistas no terreno.

Além disso, as empresas precisam de descobrir respostas no mercado para além da venda. Portanto, deliciar o cliente entra na lista de itens essenciais para retê-lo.

Cada etapa do projeto deve ser desenvolvida com riqueza de detalhe e proporcionar uma experiência completa, acima de tudo, imersiva e única. Saiba mais!

1. Procura de empresas especializadas

Projetos desenvolvidos com realidade virtual e realidade aumentada podem transformar a forma como os consumidores vêem os produtos. Mas para isso, é necessário desenvolver soluções que tragam uma excelente experiência, e empresas especializadas podem ajudar.

As empresas que desenvolvem os produtos com estas realidades têm a estrutura e os recursos técnicos necessários para criar grandes soluções. Além disso, possuem maior experiência para lidar com possíveis obstáculos e corrigir erros nas plataformas.

A MadeinWeb tem especialistas no desenvolvimento de projetos com realidade aumentada e realidade virtual. A partir de vários testes e estudos, criamos as melhores soluções para a sua empresa proporcionar experiências inovadoras ao cliente. Olha para isto!

2. Estudar o objetivo do projeto

Juntamente com a equipa técnica escolhida, é importante perceber qual será o objetivo do projeto e como irá impactar o utilizador. Por isso, cabe ao desenvolvimento de estudos e análises profundas durante o desenvolvimento do produto chegar ao melhor resultado.

O passo de criação é o ponto ideal para encontrar os desafios da solução e corrigi-los para oferecer as melhores experiências. Além disso, observar o que o mercado tem feito é uma forma de procurar referências na criação da ferramenta de realidade virtual ou aumentada.

3. Acompanhar os resultados do projeto

Os projetos de realidade aumentada e de realidade virtual devem ser acompanhados e atualizados após o lançamento. Desta forma, a ferramenta pode receber novas funcionalidades que trazem uma maior interação do cliente.

A monitorização do projeto também diminui as hipóteses de erros relacionados com o funcionamento e interação com a plataforma. Por isso, as empresas precisam de investir na manutenção regular da solução.

Quer saber mais sobre os projetos madeinWeb? Descubra as soluções que já desenvolvemos para os nossos parceiros.

Gostou do artigo? Deixe nos comentários.

Ver também: Marketing orientado por dados: o que é e para que é?

O que podemos fazer
pelo seu negócio?

Fale Conosco arrow_forward