A tecnologia está presente no dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o mundo, desde acordar até à hora de dormir. Transportamos o nosso dispositivo móvel para todo o lado e estamos a verificar e-mails, a atualizar os nossos feeds e a trocar mensagens com pessoas que estão a milhas de distância.
O mundo está em constante evolução e, se prestarmos atenção à nossa volta, a forma como os anúncios eram publicitados em jornais, revistas, panfletos e rádios já não são tão comuns. O mundo mudou e a forma como fazemos o marketing também.
Estamos a viver uma nova era, em que as pessoas já não querem ser abordadas com a publicidade às vendas, especialmente quando não têm o menor interesse pelo produto oferecido.
surgiu precisamente para mudar a forma de publicidade. Visando mais soluções e menos investimento, tornou-se uma técnica forte para atrair clientes e consumidores através do marketing de conteúdos, sem impor publicidade que possa sujar a credibilidade e imagem de uma empresa.
No entanto, as empresas obtêm uma divulgação significativa do interesse pessoal do cliente, o que muitas vezes lhes permitirá receber conteúdo específico que o ajudará a tomar a decisão de comprar um produto ou serviço. Acompanhe minuciosamente!
A cada dia que passa, a diferença entre offline e online torna-se mais ténue. Já não se diz “entrar na internet”, porque a internet já está presente praticamente em todo o lado. A tecnologia está em constante evolução e a forma como faz o marketing também tem de ser.
Milhões de empresas em todo o mundo já usam estratégias de Entrada para obter excelentes resultados, porque o conceito de Inbound Marketing gira em torno da ideia de que as pessoas podem receber conteúdo de qualidade em vez de serem bombardeadas com informações irrelevantes.
O Inbound Marketing atingiu níveis que o marketing tradicional nunca alcançou. O principal é que, no Inbound Marketing, a área de marketing da empresa é um centro de investimento e não necessariamente um centro de custos.
A razão da declaração citada é que todas as ações de Marketing Inbound podem ser facilmente medidas. Você pode saber quantas pessoas viram, converteram ou até compraram através de ferramentas de análise web.
Tendo o conhecimento desta informação, é possível otimizar as campanhas para ter um MELHOR ROI (retorno do investimento).
É por esta e outras razões inovadoras que o mercado está a comprar a ideia de aderir à Metodologia de Marketing Inbound, principalmente porque é 62% mais barato do que o Outbound Marketing – ou Marketing Convencional – que nos habituamos a fazer.
A metodologia de Marketing de Entrada visa uma sequência lógica de passos. Todas as estratégias de marketing devem passar pelas seguintes fases de funil de vendas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Encantar.
Um site sem visitas não gera leads. Sem os condutores não há vendas e, consequentemente, perde-se todas as razões para trabalhar com esta metodologia. Nesta primeira fase do Inbound Marketing, estão todas as pessoas no mundo, pessoas que não conhecem a sua empresa ou, no máximo, ouviram.
Este passo é simples: o conteúdo é fundamental, ou seja, em vez de gastar energia à procura de pessoas que possam estar interessadas no seu negócio/mercado, a energia é gasta na construção de conteúdos relevantes para reter a atenção e, consequentemente, atrair pessoas que se interessaram pelo tema por vontade espontânea.
A primeira técnica é a segmentação. Precisamos que as pessoas visitem que são, na verdade, mais propensos a consumir o seu produto ou serviço a curto, médio ou longo prazo. E é por isso que naquele momento vem o conceito de persona.
Uma persona é uma personagem semi-ficcional que define o cliente ideal da sua marca. Com uma persona definida, pode produzir conteúdo que visa essa pessoa – de acordo com os seus desejos, necessidades e pesquisas no Google.
Porque a intenção neste passo é ajudar estas pessoas a identificar e resolver um problema – oferecendo algo divertido, útil e relevante – oferecendo conteúdo direcionado, estará a falar com quem realmente quer falar. Para tal, é usado:
É a principal estratégia do Inbound Marketing. O blogging é essencial para produzir conteúdo realmente relevante. Nesta primeira fase, o blog deve abordar as “dores” dos visitantes e mostrar-lhes soluções. É por isso que é importante ter uma personalidade predefinida para saber comunicar.
São essenciais para a afirmação da marca no mundo digital e ainda têm a oportunidade de viralizar os seus conteúdos. Além disso, uma marca que está presente nas redes sociais ativamente, fazendo perguntas e respondendo aos seus clientes, pode ser considerada parte do SAC 2.0.
Acrónimo para “Otimização do Motor de Busca”, que significa “otimização do motor de busca”. Provavelmente já sabe bem.
O SEO é necessário para que o seu site ganhe visibilidade. Não passa de otimizar conteúdo e páginas de acordo com o que os motores de busca pedem. Com ele, é possível aparecer nas primeiras páginas do Google.
O seu site merece cuidados especiais na fase de atração, o que significa que o site realmente precisa de falar com os seus potenciais compradores. Por isso, é essencial que faça da sua plataforma uma valiosa fonte de conteúdo, e lembre-se: é muito importante pensar em todos os detalhes, especialmente na experiência do utilizador.
Uma vez atraído o seu público para o seu site, precisa de transformar os visitantes em pistas (potenciais clientes). Para serem condutores que a marca possa trabalhar, estes visitantes precisam de fazer uma inscrição na qual deixam pelo menos o seu nome e e-mail.
Embora pareça fácil, esta não é uma das missões mais simples. Para obter o contacto deste visitante é necessário oferecer algo em troca, isto é, material de qualidade — e-books, infográficos, testes, webinars ou qualquer outro material que “valha a pena” a troca.
Lembrando que este não é o momento para oferecer um produto. Por outras palavras: o seu visitante deve aprender algo quando terminar de ler o seu material. Por conseguinte, a importância desta informação é valiosa e completa, uma vez que a internet já tem grande parte dela. Depois disso, para completar o passo de conversão, é necessário:
A chamada à ação são “botões” e pode ser traduzida como “chamadas à ação”. Devem ser espalhados por todo o site chamando o visitante para realizar uma conversão (contato, descarregue algum tipo de material, etc.).
Quando o visitante clica nestes botões, ele visa a Página de Aterragem,que é a página onde eles fornecerão os dados necessários através de um formulário.
Para aumentar a taxa de conversão, a Página de Aterragem deve ser igualmente atraente para a CTA. Além disso, o visitante que clicou na CTA deve encontrar na Página de Aterragem realmente o que eles estavam procurando.
No texto, é importante mostrar que a “dor” deste visitante pode ser curada após essa conversão. Assim, ao preencher o formulário em uma página de desembarque pela primeira vez, que o visitante torna-se um chumbo.
O formulário é o meio através do qual os visitantes fornecerão as suas informações à marca. Deve ser simples e não pedir muita informação pessoal no primeiro contacto. Lembre-se que para iniciar o caminho de convencer este potencial cliente a informação básica de que precisa é de e-mail.
Otimize o seu formulário para tornar este processo de conversão o mais fácil possível. E fique descansado, com o tempo, pode aumentar a informação sobre esse contacto à medida que for sua viagem de compra.
Quando os seus visitantes confiam em si, dando-lhe informações pessoais, estão a passar uma mensagem simples: querem saber mais. Por isso, deve continuar a alimentar a comunicação com os seus leads com a utilização de conteúdos que lhes sejam úteis e relevantes.
Este passo é precisamente para isso: reconhecer os cabos da segunda fase e transformá-los em clientes e é possível traçar este caminho usando algumas técnicas e ferramentas nos momentos certos. Estes incluem:
Muitas vezes, uma pessoa que descarregou o seu conteúdo e virou uma pista ainda não está pronta para comprar o produto ou serviço oferecido. Por isso, o e-mail marketing é importante para alimentar leva ao desejo de comprar e fechar.
Os e-mails que lhes serão enviados serão então úteis às suas necessidades e construirão uma relação de confiança e próxima com a marca.
É uma ferramenta muito importante na fase final do Marketing de Entrada. Com ele é possível criar fluxos automáticos de e-mails para cada uma das pessoas que se convertem ao seu site de forma rápida e eficaz.
Ajuda a preparar o chumbo para adquirir um serviço e deixá-lo muito mais interessado do que estava no momento em que descarregou o seu primeiro material.
Bem, suponha que você descarregou um e-book hoje no meu site. Dentro de alguns dias, receberá um e-mail com algum complemento desse material ou com algum conteúdo que lhe possa ser útil.
Após uma semana, receberá outro e-mail com cortesia de material para desfrutar (algum e-book ou infográfico). Este fluxo continuará a um ponto em que eu lhe digo para me contactar se quiser saber mais.
Conseguiu converter as suas pistas em clientes? Acredita em mim, a metodologia de entrada não para por aí. Após a conversão, é hora de transformá-lo num promotor da sua marca, que é o passo final.
Não deve abandonar a pessoa porque já adquiriu o seu produto ou serviço. Pelo contrário – a fase de encantamento é a que lhe trará mais lucro.
O marketing boca-a-boca sempre foi e sempre será muito forte. Por isso, é essencial que os seus clientes se tornem, após a compra, promotores orgânicos da marca. Isto significa que falarão bem da marca e trarão ainda mais clientes à sua empresa!
As ferramentas necessárias para deliciar os clientes incluem:
O fluxo de e-mail marketing nesta fase torna-se ainda mais pessoal. Neste caso, é legal enviar mais artigos com dicas pós-compra, por exemplo: “como usar”, “como manter”, “que cuidado é necessário”, “notícias”, entre outros.
Acredite em mim, direcionar conteúdo de alta qualidade a clientes fiéis irá ajudá-lo a alcançar grandes resultados, mesmo introduzindo novos produtos e funcionalidades que lhes interessam.
Além de obter várias informações sobre o atendimento ao cliente e processo de vendas com ele, ainda irá mostrar interesse e importância.
A fase de encantamento envolve também a análise de números, campanhas, seo do site e outros tópicos.
Assim, é possível compreender quando esse chumbo se tornou um cliente e quais foram as fraquezas e pontos fortes do Inbound Marketing.
Pode optar por contratar pessoas internas com as competências necessárias, mas a maioria opta por trabalhar com uma equipa que conhece o Inbound e tem uma experiência valiosa em fazê-lo com sucesso.
Uma empresa de Marketing Inbound dá-lhe acesso instantâneo a todas as habilidades que precisa: SEO, web design, escrita, nutrição de chumbo, conteúdo, estratégia de redes sociais, envolvimento nas redes sociais, análise de lucros e muito mais.
Se quiser saber mais sobre todos os processos de Marketing Inbound, contacte-nos e fale com um dos nossos especialistas. Será um prazer atendê-lo!
#Sucesso