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Ter uma estratégia de marketing digital é fundamental para que os objetivos da sua empresa sejam alcançados com sucesso. Este tipo de marketing é um conjunto de atividades focadas em atrair novos negócios, desenvolver uma identidade de marca e conquistar clientes. Compreenda!

Sabemos que o Marketing Digital é muito abrangente. Além disso, o comportamento humano está em constante mudança, o que faz com que os algoritmos da Google e de outras plataformas mudem frequentemente para continuar a manter a atenção do público.

As boas estratégias de Marketing Digital também precisam de acompanhar estas alterações para extrair o máximo potencial de cada ação e, claro, chegar ao público esperado. O digital tornou-se realidade há algum tempo e as empresas que não estão preparadas para eles vão acabar por ficar para trás.

Uma conhecida estratégia de marketing digital é o Inbound Marketing. Outros são:

  1. Os e-mails de marketing.
  2. Campanhas pagas.

Se está pronto para aprender sobre as estratégias-chave que cobrem esta indústria, confira as nossas dicas. Vamos, sim?

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O que é a estratégia de marketing digital?

 

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A estratégia de marketing digital não é mais do que ações conjuntas tomadas para alcançar um público particular

 

A estratégia de marketing digital é um conjunto de ações para atrair o público-alvo de uma determinada marca e transformá-la em conversões, ou seja, clientes que consomem os produtos/serviços daquela empresa.

Estas estratégias também servem para desenvolver uma identidade de marca. A música de Natal da Coca-Cola, por exemplo, é uma estratégia de marketing muito elaborada que faz com que todos pensem no produto apenas ouvi-lo. O mesmo vale para o grande M amarelo com fundo vermelho, em quem pensou? Mr. Mc’Donalds!

Outra forma de utilizar estas ações é reter clientes que já os compraram, mantendo-os envolvidos com a sua marca. É assim que a Netflix atua, por exemplo, nas suas redes sociais. A forma como interage com os seus utilizadores atrai sempre mais clientes para a sua plataforma de streaming.

Parece o sonho de todo o negócio ter este tipo de ação, não é? Só para que saiba, há uma infinidade de formas de aplicar uma estratégia de marketing digital ao seu negócio. Acompanhe!

Leia também: Marketing orientado por dados: o que é e o que é para

Como aplicar a estratégia de marketing digital?

Faça pesquisas no Google a qualquer momento. O mais provável é que receba respostas muito satisfatórias e uma infinidade de conteúdos gratuitos e disponíveis com um clique.

No entanto, ao fazer uma pesquisa, quantas vezes veio para a segunda ou terceira página? Não são alguns, não é?

Os dados indicam que 75% dos utilizadores não passam na primeira página dos resultados da pesquisa. Assim, entre as estratégias de marketing digital estão as otimizações para atrair o utilizador de forma orgânica, trazendo conteúdo relevante nos primeiros resultados de pesquisa e aumentando o envolvimento da sua marca.

Para atingir os seus objetivos de marketing, precisamos de encontrar formas de lá chegar. Confira algumas estratégias de marketing digital para aplicar ao seu negócio!

Marketing de Entrada

 

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Inbound Marketing é uma estratégia de marketing digital que atrai muitos clientes

 

Inbound Marketing é uma estratégia de marketing focada em atrair, converter e deliciar clientes. Lembras-te dos anúncios insistentes que estavam sempre a aparecer no teu ecrã? O público aprendeu a desviar-se deste tipo de anúncio e para este Inbound Marketing emergiu.

Com esta estratégia, não é a sua empresa que vai para o consumidor, mas o consumidor que vem para a sua empresa. E como fazê-lo? Através de conteúdo relevante!

Vamos assumir que a sua empresa vende cremes para as mãos. Por isso, o conteúdo tem de se focar na dor destas pessoas, tais como: “tens mãos a renunciar, ver o que fazer” ou “5 dicas para tornar as mãos macias”.

Estes conteúdos, quando bem otimizados e com informação realmente relevante, irão atrair o público-alvo para a sua empresa, onde encontrarão soluções para os seus desafios, neste caso, cremes para as mãos.

Para fazer esta ligação com o público-alvo, o Inbound Marketing utiliza três pilares essenciais: Marketing de Conteúdos, SEO e Estratégias de Redes Sociais. Saiba mais sobre esta estratégia de marketing digital!

1 – Marketing de Conteúdos

Marketing de Conteúdo é o processo de criação de materiais, artigos e outros materiais de texto com informação valiosa e relevante para atrair, converter e deliciar um público. Podem ser publicados no site institucional da sua empresa ou na área do blog.

Cada conteúdo precisa de ser estudado com antecedência para posicionar a sua marca no local certo, no momento certo da viagem de compras e oferecer soluções ao público.

Ou seja, em primeiro lugar, é necessário procurar palavras-chave mais procuradas pela sua persona (claro, esta persona também precisa de ser definida), compreender quais são as principais dúvidas e dificuldades que este público enfrenta em cada parte do funil de vendas para que o conteúdo seja interessante.

Esta estratégia,quando bem estruturada, leva à sua empresa organicamente, ou seja, atrai e converte sem necessidade de atos de investimento.

2º – SEO

Não adianta escrever o seu conteúdo se não pode ser encontrado em motores de busca, certo? Para obter resultados organicamente, é necessário otimizar os seus materiais. Fazemos isto através de uma técnica chamada Otimização do Motor de Busca, o SEO.

Atualmente, os motores de busca esperam oferecer os melhores resultados para a experiência do utilizador. Para isso, utilizam técnicas para validar quais os sites que oferecem os melhores conteúdos, experiências e desempenho para classificar os resultados. Para isso, a página precisa de:

  • Carregue rapidamente, porque o utilizador pode deixar cair o conteúdo se for necessário;
  • Conter imagens;
  • Conter dados de pesquisa;
  • Oferecer uma leitura fácil e fluida;
  • Ter um URL curto e otimizado;
  • Oferecer gatilhos como botões de contacto;
  • Ter ligações internas e externas;
  • Entre outras otimizações.

Ou seja, além de escrever para o utilizador, é preciso pensar nas técnicas dos motores de busca para levar o seu conteúdo para as posições de topo.

Existem várias técnicas que deve aplicar para mostrar aos motores de busca que o seu site pode proporcionar a melhor experiência e, assim, melhorar os seus rankings. Com esta combinação, pode atrair mais pistas para o seu negócio.

3 – Redes Sociais

Outra estratégia dentro do Inbound Marketing é a utilização de redes sociais. É um canal de comunicação, influência e diálogo que aproxima as pessoas da marca em questão.

Estar onde o seu público está tornou-se indispensável: promover promoções e conteúdos ou ser mais um canal de serviço, onde as pessoas se sintam confortáveis em fazer perguntas ou deixar sugestões.

No entanto, é uma espada de dois gumes. Pode gerar muito envolvimento para o seu negócio, mas uma colocação errada pode banalizá-lo. Por conseguinte, há que pensar numa estratégia cuidadosamente.

Concentre-se na sua persona, quais os canais que ela usa mais, quais são os seus temas favoritos, qual a linguagem mais apropriada, e, claro, quais as imagens, vídeos e textos que gostaria de ler. Com estes pontos bem definidos, é mais fácil desenvolver a sua estratégia.

E-mail Marketing

 

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E-mail Marketing é outra estratégia de marketing digital que atrai o público-alvo

 

Depois do Inbound Marketing, é hora de aprender sobre outra estratégia de marketing digital que também faz toda a diferença quando se trata de atrair, converter e envolver o seu público.

O e-mail Marketing é o processo de envio de mensagens para fins comerciais a um grupo de contactos. O conteúdo das mensagens pode ser meramente informativo, bem como serve como ações de venda, envolvimento e fortalecimento da marca e comunicação para clientes e potenciais clientes.

3 tipos de campanhas pagas

Os resultados orgânicos são excelentes a longo prazo, no entanto, para um resultado mais rápido na compra de leads qualificados, você pode contar com campanhas patrocinadas. Os anúncios podem ser:

1 – Pay-per-click (PPC)

Pay-per-click é a compra de meios de comunicação que são cobrados de acordo com o número de cliques recebidos pelo seu anúncio. O tipo mais comum de PPC são os anúncios nos motores de busca, os links que aparecem como “anúncio” entre os primeiros resultados.

2 – Exibir anúncios

Sabe quando entra num site e aparece com banners no topo ou lado com o anúncio da roupa que procurou há alguns minutos? Estes são Anúncios de Exibição, anúncios em formato de imagem e texto para atrair o utilizador.

3 – Anúncios nas redes sociais

Além de aparecer em sites e motores de busca, os anúncios também podem aparecer nas redes sociais.

Todos estes anúncios são otimizados de acordo com as suas preferências, interesses, perfis de visita e websites navegados.

O seu negócio precisa de marketing digital

A internet tem um volume de alcance e abre uma gama de possibilidades para o seu negócio. Portanto, não pode ignorar o quão importante isto é e precisa de ser explorado ao máximo.

A produção de conteúdos de qualidade, seja em blogs ou na rede social, é extremamente importante para chegar a potenciais clientes organicamente. Links e anúncios patrocinados ajudam a impulsionar resultados mais rápidos e a atrair pistas qualificadas com base na segmentação. Neste último exemplo, é necessário investir um valor.

Combinar todas estas estratégias de marketing digital pode ajudá-lo a otimizar e alavancar os resultados da sua empresa. Aproveite a oportunidade para aplicar este conhecimento ao seu produto digital e prová-lo.

Para isso, conte com aqueles que são especialistas assim. A MadeinWeb tem profissionais especializados em Marketing Digital. Transformamos o seu desafio no nosso desafio e procuramos as melhores soluções dentro do Digital Marketing 360°. Contacte-nos e fale sobre o seu caso, teremos todo o gosto em ajudar.

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