A cada dia em que vivemos em um mundo cheio de tecnologia e novas ideias na era digital, é claro que nosso conhecimento cresce. O smartphone é um exemplo que possui recursos cada vez melhores, como se exercitar, pagar uma conta ou chamar um táxi, por exemplo. Neste post, vamos mostrar quais são as vantagens dos Apps nativos em relação aos híbridos, confira.
O App híbrido é uma aplicação que mescla diversas linguagens de programação e tecnologias web, como HTML, JavaScript e CCS. De certo modo, o híbrido busca simular interfaces de sistemas operacionais como Android, IOS e Windows.
É possível publicar esses Apps em lojas oficiais de aplicativos, como AppStore, Googleplay ou no site do próprio desenvolvedor. Os híbridos podem usar frameworks ou wrappers, que atuam como um conversor que os executa e os armazena na memória do aparelho dos usuários.
Isso é muito usado por empresas que buscam uma opção mais simples, porque a otimização dos híbridos exige apenas o domínio de tecnologias web e de algum framework específico.
Nativos
Programa-se os nativos a partir do SDK e da linguagem primária (ou nativa) de cada sistema operacional, Swift ou Objective C quando falamos em IOS; Java ou Kotlin, no caso de Android. Ou seja, o App nativo é feito apenas para funcionar em certo sistema.
Eles também são distribuídos em lojas oficiais e armazenam-se diretamente na memória do smartphone.
Além disso, são feitos para gerar a máxima usabilidade em cada plataforma escolhida, justamente por usar apenas a interface padrão do sistema operacional.
Os aplicativos nativos oferecem aos usuários uma experiência mais intensa do que os híbridos. Isso porque eles são feitos para funcionar em certo sistema operacional e oferecer melhores recursos de hardware, tornando mais fácil o uso de funções e recursos próprios do App.
Além do mais, o App nativo possui estabilidade e desempenho maiores do que os híbridos e geram menos falhas e problemas. Outra vantagem é que, como o nativo funciona em um sistema operacional próprio, o desenvolvedor pode atualizar os dois softwares ao mesmo tempo sem se preocupar com a atuação e a execução da aplicação.
O App nativo também permite que o desenvolvedor acesse dados do sistema operacional por meio do próprio aplicativo, uma vez que aplicação e o sistema são compatíveis e possuem a mesma linguagem. Pode-se trabalhar com recursos de baixo nível do aparelho, como envio de SMS, acesso à câmera do dispositivo ou realização de chamadas.
O híbrido não acessa de um jeito simples os recursos do telefone, por não conter uma linguagem parecida com a do sistema de operações do aparelho. Sua performance também pode ser negativa, uma vez que o dispositivo passa por constantes melhorias.
Antes de iniciar o projeto de um App, a empresa deve colocar no papel suas principais metas, bem como o público para o qual ele se direcionará. Aplicações nativas, por exemplo, direcionam-se para negócios já firmes na indústria e que desejam atender a um público mais exigente.
É preciso dar toda a atenção que o projeto merece. Isso porque sabemos que os Apps são importantes para um smartphone funcionar. Também é preciso colocar em uma balança todos os prós e contras dos nativos e híbridos para criar um software capaz de oferecer os melhores serviços aos usuários.
Para isso, você pode contar conosco! Somos especialistas em Apps e te podemos ajudar a desenvolver seu produto.
#Sucesso.