A maior parte das empresas entende que prospectar clientes é uma das atividades primordiais para que a manutenção da competitividade e sobrevivência no cenário econômico atual, onde está cada vez mais difícil você conseguir trazer mais clientes para a sua empresa.
Para melhor entender o que é prospectar, este texto irá falar sobre esse tema, dizendo como a sua empresa consegue trazer novos clientes e como você pode utilizar da tecnologia para conseguir esse feito.
Fique atento quanto às informações e tire proveito delas, aplicando-as diretamente na sua empresa, colhendo os frutos do seu trabalho e da sua coragem em inovar.
Prospecção de clientes é o ato de você conseguir buscar novos clientes de forma ativa para o seu negócio. Trata-se de um processo que é essencial para qualquer empresa que trabalhe com metas, seja em formas de venda, seja em formas de produção, empresas que tenham um ponto a ser atingido.
Essa pergunta se responde rapidamente, com uma simples frase: se você não prospectar novos clientes, seu crescimento não irá se sustentar.
Ao observar uma empresa que sobrevive vendendo para outras empresas, você vai observar que o seu crescimento se dá de forma orgânica. Esse crescimento orgânico vem principalmente da rede de contatos dos fundadores ou das indicações dessa rede. E as pessoas que fazem parte dessa rede são potenciais clientes, que são mais fáceis de se tornarem clientes e, com isso, se transformarem em clientes efetivos.
Entretanto, essas redes contém uma determinada quantidade de clientes e, infelizmente, chegará uma hora em que será preciso que a sua empresa busque novos clientes.
Se isso não começar a ser feito, chegará uma hora em que a sua empresa não estará mais ganhando novos clientes e começará a perder os clientes que já tinha, o que poderá acarretar numa morte lenta e dolorosa da sua empresa.
E é aí que se dá a importância da prospecção de clientes. Ela que será a responsável para que isso não venha acontecer na sua empresa.
Hoje em dia, diversos aplicativos são lançados e, muitos deles, acabaram virando uma febre entre as pessoas, onde é quase que indispensável a sua utilização.
Esses aplicativos possuem um alcance incrível de pessoas, e isso tem e deve ser utilizado pela sua empresa.
Só para se ter uma noção, um aplicativo de mensagens utilizado hoje, como o Whatsapp, por exemplo, possui cerca de 1,2 bilhões de pessoas no mundo inteiro o utilizando.
Com todo esse sucesso, cada vez mais as empresas estão fazendo uso de aplicativos como ferramentas para aumentarem o número de vendas da sua empresa. Esses aplicativos visam facilitar o atendimento e a comunicação, demonstrando preços e formas de pagamento ou tirando dúvidas, seja como forma para que você possa divulgar seus serviços com melhor liberdade, o que acaba facilitando a vida da sua empresa, que consegue vender seus produtos ou serviços e alcançar todo o país.
Se a sua empresa ainda não faz uso de nenhum aplicativo, esse é o momento dela começar a repensar essa atitude e incluir no seu sistema, no seu modelo de vendas, um aplicativo.
Ao utilizar um determinado aplicativo, que pode ser até o próprio Whatsapp, além dele ser gratuito, o que faz com que qualquer pessoa possa utilizá-lo, ele é um meio que facilita a comunicação entre a sua empresa e os seus clientes.
Através do aplicativo, tanto a sua empresa quanto o seu cliente podem realizar inúmeras tarefas enquanto o utiliza, isso quer dizer que, por exemplo, o vendedor da sua empresa pode responder a um cliente através de uma mensagem digitada ou de um áudio enviado, enquanto entra em contato com outro cliente, através de um telefonema.
O aplicativo é rápido e eficaz na sua comunicação, e, diferentemente das mensagens por SMS, não possui um limite de palavras, o que oferecerá à sua empresa uma maior liberdade para pode apresentar qualquer tipo de informação. E, além desses benefícios, você ainda poderá enviar mensagens de áudio, imagens, vídeos, sem fazer o menor esforço.
Muitas empresas já não utilizam mais o SMS para se comunicar com os seus clientes e isso se dá à adesão e grande utilização do aplicativo. Portanto, é uma decisão que precisar ser tomada pela sua empresa.
Utilizar um aplicativo é crucial para que você consiga firmar a marca da sua empresa, construindo um nome forte e sólido, já que isso fará com que a imagem da sua empresa fique fortalecida junto aos clientes, justamente porque, através dele, você conseguirá ter uma aproximação com o cliente que, provavelmente, nunca conseguiu obter antes. E, estando mais perto dos seus clientes, fará com que a sua empresa tenha uma boa recepção e seja bem vista com eles, pois você estará disponibilizando meios para que as dúvidas sejam sanadas, esclarecendo sobre as informações de um determinado produto, você irá receber sugestões dos clientes, poderá divulgar as suas promoções ou os seus descontos especiais. Resumindo, a utilização do aplicativo será um facilitador na vida da pessoa que deseja solucionar um determinado problema.
E o aplicativo, seja ele qual for, será ideal para que se mantenha seu cliente cada vez mais próximo da sua empresa, fazendo com que os seus vendedores consigam fechar, cada vez mais, vendas, tudo isso sendo fruto da sua disponibilidade e atenção, pois elaborou um meio de torna-lo mais próximo da sua empresa.
E, como todo cliente gosta de ser tratado como exclusivo e importante, é mais um ponto que a sua empresa terá junto a eles.
Quando sua empresa passar a utilizar um aplicativo, ela poderá: