A área de User Experience (UX) não é uma novidade, mas tem se destacado cada vez mais no mercado mobile. Você deve estar se perguntando o porquê, e é algo simples. Esse método ajuda a melhorar a qualidade de projetos no desenvolvimento de aplicativo.
Sendo assim, é desta forma que podemos colaborar para que você tenha um aplicativo completo, atrativo, com design interessante e que possa suprir as necessidades do seu negócio.
Se veio até aqui, é porque certamente está pensando em adotar essa estratégia mobile para a sua empresa, então te explicaremos, de modo bastante claro, como funciona o processo de desenvolvimento e onde o UX se encaixa, exemplificando seus resultados.
Para começar, que tal saber o que é o UX?
A ideia deste método é garantir ao usuário uma experiência satisfatória dentro de uma aplicação, por isso visa o controle de qualidade de um projeto, para que ele saia dentro do planejado e com bastante excelência.
Neste caso, o UX tem preocupação com o ponto de contato do produto ou serviço com as pessoas, e este pode se apresentar como um website, máquinas, dispositivos móveis e, dentro do nosso objetivo, nos aplicativos.
Em geral, esse método é usado para trazer excelência aos projetos, para que tenham uma qualidade que seja agradável tanto a empresa como também aos usuários, que são o alvo principal desse projeto.
Para que um app seja construído, ele precisa seguir algumas etapas até que possa chegar a mão do usuário.
Sendo assim, tudo é iniciado no brenchmarking e termina com a publicação, que é quando o aplicativo vai para as lojas e chega as mãos do público, podendo ser baixado para uso.
Como a ideia é que você entenda melhor esse processo, explicaremos o passo a passo. Confira:
Na tradução ao português, brenchmarking significa referência. Assim, essa etapa é voltada para uma análise aprofundada de práticas adotadas pela concorrência, e que podem ser aplicadas por uma marca.
A ideia é extrair o melhor de cada uma delas para criar algo próprio e melhorado, dentro do que o setor já trabalha.
Como o próprio nome indica, o planejamento serve para estruturar o projeto e como ele será feito. Dentro disso, a empresa responsável pela criação do app precisa estudar a sua estrutura e o que esse recurso precisará ter para atingir ao seu público-alvo.
É aqui que o projeto começa a ser colocado em prática. Na criação, tudo que foi planejado para o aplicativo começa a tomar forma, para seguir a próxima etapa.
Deste modo, é nesta fase que o projeto encontra as ideias principais a serem desenvolvidas.
Assim como o planejamento e criação, o desenvolvimento já faz referência ao que significa. No caso, o aplicativo começa a criar corpo e se desenvolver, até que seja finalizado.
Ele ganha um design, recursos e funcionalidades, além de passar por inúmeros testes para poder ir até o público.
O processo de homologação é o que leva um aplicativo até a loja virtual, da Apple ou Google Store.
Esse processo tem algumas regras e etapas, onde é necessário pagar uma taxa para poder divulgar o app na loja e disponibilizá-lo aos usuários.
Por fim, a publicação do aplicativo, onde ele entra para as lojas e fica disponível para os usuários. Em geral, leva um tempo para ele ser publicado. Na Apple, por exemplo, é uma média de 15 dias.