A chegada da internet revolucionou não apenas a forma como as pessoas se comunicam mas, principalmente, o jeito como elas fazem negócio. Com um clique você tem todos os serviços que precisar, sem sair de casa, e por um preço igual ou ainda menor do que o praticado no mundo físico.
Se o desenvolvimento do e-commerce abriu a mente das empresas para uma nova forma de fazer negócios, a consolidação do mercado mobile alterou essa percepção para sempre. Agora, o consumidor não precisa sequer estar próximo a um computador para fazer sua próxima compra: basta abrir um aplicativo, escolher o produto que deseja e, com poucos toques na tela, a aquisição está concluída.
Conscientes da importância de ter um aplicativo, muitas empresas e profissionais se aventuram no desenvolvimento do produto, mas esbarram em uma dificuldade não tão simples: como publicá-lo?
Para ajudar nessa empreitada, preparamos um guia com um tutorial passo que mostra como subir seu aplicativo nos principais sistemas operacionais: iOS, Android e Windows Phone.
Antes de subir seu aplicativo no sistema operacional da Apple é preciso que este esteja com conteúdo completo, funcionalidades bem configuradas, design de qualidade e imagens em alta resolução. Caso alguns desses itens não estejam de acordo, o aplicativo é recusado pela Apple.
Insira o GPS
Feito o primeiro check-list, o desenvolvedor deve inserir a funcionalidade Mapa GPS em seu aplicativo. Esse é outro item crucial para aprovação na appstore.
Crie sua conta de desenvolvedor
O terceiro passo no momento de publicar seu aplicativo na loja da Apple é criar uma conta de desenvolvedor. Ela pode ser feita utilizando seu perfil pessoal ou um perfil corporativo. .
Envie o arquivo
Feitas todas as verificações, é hora de enviar o arquivo para análise dos analistas da Apple. O processo de aprovação na empresa é feito por esses profissionais e leva, em média, 15 dias. Para evitar que seu aplicativo seja classificado como spam é preciso tomar alguns cuidados, como escolher um nome que não infrinja diretos autorais e, caso seja uma empresa, o nome de seu aplicativo e o do e-mail enviado devem ser correspondentes.
Os interessados em publicar um aplicativo para Android devem acessar o Google Play, a loja de aplicativos do Google.
Crie uma conta de desenvolvedor
Como primeiro passo, você deve criar uma conta de desenvolvedor no Google Play e pagar a licença. O valor está em dólares. Caso sua conta seja empresarial, a recomendação do Google é que o login seja feito de forma separada do usuário pessoa física.
Consulte o Google Play developer console
Feita a inscrição, é necessário que você leia atentamente todos os requisitos constantes no Google Play developer console. Ali estão os requisitos para o envio de seu aplicativo para a aprovação do Google.
Caso algum parâmetro esteja errado, a resposta será automática.
Acesse a Windows Store utilizando seu login e senha da Microsoft (o antigo Windows Live ID). Em seguida, clique em enviar aplicativo. A tela seguinte mostrará o passo a passo para a publicação do aplicativo.
Nome do aplicativo
A primeira informação pedida é o nome do aplicativo. O nome deverá ser único e reservado, e sua disponibilidade é verificada no início do processo.
Preço
A próxima etapa envolve o preço do aplicativo – quanto será cobrado por sua venda. É possível informar ainda se haverá um período de degustação e para quais localidades está disponível.
A loja do Windows permite ainda que o aplicativo seja lançado imediatamente ou após um determinado período e se há acessibilidade. É fundamental ainda informar a classificação indicativa do produto.