Além dessa viagem pelo túnel do tempo, você vai conhecer um pouco mais sobre a criação do sistema, ver quais aplicativos foram mais baixados para android ao longo desses anos, e terá uma visão sobre o que podemos aguardar para as próximas versões do sistema operacional mais usado no mundo.
Pelas mãos de Andy Rubin, Rick Miner, Nick Sear e Chris White a empresa chamada de Android Inc, foi fundada em 2003, no Palo Alto nos EUA, com o intuito de desenvolver sistemas operacionais mobile, mas os projetos eram secretos até então.
Mas aposto que você não sabia de uma coisa, um ano após a abertura da empresa, Rubin saiu atrás de empresas para apoiar o projeto.
A Samsung teve a chance de comprar o sistema antes de parar nas mãos do Google. O próprio Rubin comentou isso no livro Dogfight: How Apple and Google Went to War and Started a Revolution” (“Dogfight: Como Apple e Google foram para a guerra e começaram uma revolução”, na tradução literal.)
Porém, a gigante Sul-Koreana desdenhou do projeto dizendo, em palavras diretas, que o pessoal da Android Inc não teria capacidade de fazer algo tão complexo. Após duas semanas ao “não”, a Google procurou Rubin e seus colegas para fazer uma primeira oferta.
Um ano depois, em 2005, a Google chegou a um acordo de US$50 milhões, e nada poderia ter dado mais certo, um tiro acertado de todos os lados.
Curiosidade, atualmente advinha quem é um dos maiores clientes da Samsung e por consequências uma das maiores fabricantes de Smartphones com o sistema Android integrado? Se você chutou Samsung você está de parabéns.
Toda vez que se começa algum projeto, é quase que obrigatório associar alguma referência visual à nossa marca. E com o Android não foi diferente. Com o sistema operacional adquirido pelo Google, não foi diferente. A ideia de ter um “mascote” foi elaborada por Dan Morril em 2007.
E assim os Dandroids foram criados, porém o conceito dos mascotes iniciais foram descartados por razões desconhecidas.
Então, foi ai que entra a nossa segunda personagem. Irina Block foi a responsável por ilustrar o boneco que conhecemos como “Bugdroid”.
Irina já à época trabalha no Google, foi consultada a criar um novo logotipo para o Google.
Sendo assim, Irina passou a estudar brinquedos científicos para servir de inspiração. Mas foi no pictograma (sim, aqueles desenhos nas portas dos banheiros masculinos) que a luz veio.
Tudo pronto para o lançamento! Em 23 de Setembro de 2008 o Android 1.0 foi lançado sem nome. As principais características dessa inicial versão era o Android Market (que encerrou suas atividades em alguns smartphones, veja aqui), o Web Browser e as notificações na barra de status.
Então em 2009, mais precisamente no dia 9 de Fevereiro chegou aos smartphones, com algumas funções a mais que o a primeira versão, a capacidade de salvar anexos, empresas pesquisadas no Google Maps e um tempo maior na hora das ligações por viva voz foram adicionadas nessa versão.
Em pouco tempo, mais precisamente dois meses depois, a versão 1.5 foi anunciada pela Google no dia 27 de Abril.
Com a atualização, a principal diferença aqui são as adições do suporte de teclado junto a tela, gravação e reprodução de vídeos e você agora consegue copiar e colar coisas dentro do navegador.
Como uma revolução, o Donut chegou em Setembro de 2009, e novidades rolaram, mas não com o mesmo peso de antes.
Essas atualizações foram implementadas nessa versão, entretanto foi algo menos “pesado” perante as últimas atualizações.
Num intervalo de menos de um mês, o Éclair foi lançado. E na versão 2.0 a atualização foi bem maior.
As únicas versões lançadas no ano de 2010 trouxeram novidades consideradas um marco para a marca android, principalmente a Gingerbread.
Vale ressaltar aqui, que essas atualizações foram lançadas para otimizar o SO dos Smartphones, então a atualização não era para ser visivel e sim sentida.
Essa sim trouxe novidades mais que relevantes, tanto que é considerada uma das melhores verões do Android. Nele o sistema ganhou uma maturidade e refinamento, vamos ver o porque?
2010 foi um grande ano também para o Google, com a tecnologia mobile mudando, novos aplicativos eram lançados a rodo, e com isso o Google foi apenas crescendo como um império da tecnologia.
Alías, você sabia que tivemos o prazer de visitar o Google, não? Então veja aqui e confira nossa passada por lá.
O ano de 2011 marcou um número expressivo de novas versões (e por consequência atualizações) para o SO do Google, o fator interessante da versão 3.0 é que ela foi uma exclusiva porta para a geração dos tablets, além disso, ela teve três atualizações dentro dela.
Como se fosse pouco, essa versão que foi um tanto questionada, trouxe várias versões adaptadas para telas grandes, como o Youtube, Gmail, Maps e Talk.
Não houve muita mudança significativa nesta versão.
A versão 3.2 ainda estava batizada como Honeycomb, e com ela seis atualizações foram recebidas, mas o que realmente marcou foi a portabilidade para os televisores do Google, como a Google TV, no caso, as principais mudanças foram.
Com diversos recursos novos, o Ice Cream foi lançado no dia 19 de Outubro de 2011, e até os dias atuais, ela é considerada uma das maiores e melhores atualizações já feitas para os androids.
Aqui foi feito uma coisa nova, a integração de celulares e tablets em um único sistema android. Além disso, esse Ice Cream foi lançada junto com o sistema Google Music. Os destaques desa versão foram;
Por enquanto, essa foi a parte inicial de um especial sobre os 15 anos do robozinho verde mais querido do mundo. Fique atento aqui na MadeinWeb pois teremos ainda muito o que falar nesta data tão especial.