Nos últimos anos, conseguimos observar um movimento de preocupação maior entre as pessoas quando se trata de cuidados com o nosso lixo. E o Cataki surgiu como um facilitador para quem não quer apenas depende do serviço público.
E pensando nisso, a Pimp My Carroça desenvolveu o aplicativo para aproximar catadores de lixo dos locais mais necessitados desse serviço.
Vamos exemplificar, como funciona o Uber? Ele te dá uma rede de motoristas disponíveis ao seu redor para te levar de um ponto ao outro, certo? No Cataki o conceito não é muito diferente.
A ideia é encontrar catadores mais próximos a você e gerar um registro dos mesmos junto ao aplicativo. Assim sendo, uma rede colaborativa também entre os próprios catadores. É possível o catador Luiz que está longe de uma coleta, compartilhar com o Guilherme, por exemplo.
O Cataki ainda está em fase de crescimento (rápido, aliás), e os seus serviços podem ser encontrados em Recife e São Paulo. Mas existem planos de fazer com que a marca cresça, principalmente por ganhar visibilidade internacional, graças ao prêmio de Inovação no Fórum Netexplo esse ano.
A ferramenta ficou entre as dez melhores tecnologias de inovação do mundo com um custo de “apenas” R$ 160 Mil.
Nota do redator: É sempre interessante ver projetos que prezam em cuidar do mundo darem certo. Sempre podemos ver as oportunidades nos mínimos detalhes e transformar uma ideia que possa ser chamada de “inviável” no negócio da sua vida.
(Vídeo: Pimp My Carroça)