Quando se trata de aplicativos, você pode se deparar com algumas especificações que vão influenciar no produto final. É o caso do aplicativo multiplataforma x nativo: qual é o melhor? Para te ajudar, vamos destacar as características de cada um. Confira!
Quando você compra um novo smartphone, ele já possui alguns aplicativos nativos no aparelho, como o catálogo de contatos, o despertador, a calculadora e mais alguns softwares básicos.
No universo dos desenvolvedores, o aplicativo é considerado nativo quando eles utilizam uma linguagem de programação convencional para a plataforma específica, como o Swift para iOS ou o Java para Android. Eles são chamados de nativos, pois foram feitos especificamente para aquele dispositivo e podem se sentir “em casa”.
Diferente dos nativos que são feitos para uma plataforma específica, o aplicativo multiplataforma, como o próprio nome diz, atendem a várias plataformas ao mesmo tempo.
Eles são criados para funcionar na maioria dos dispositivos, pois usam formatação e estilos (HTML, CSS e JavaScript) como os sites mobile. Por exemplo, a maior parte do conteúdo da Internet é feita de páginas HTML. A maioria desses sites vai abrir em qualquer navegador e dispositivo. Os aplicativos multiplataforma precisam fazer o mesmo.
Vantagens do aplicativo nativo:
Vantagens do aplicativo multiplataforma:
A verdade é que a escolha depende dos objetivos e circunstâncias de cada um. Ao pensar em um aplicativo, entenda quais as suas necessidades, orçamento e apresente o máximo de detalhes para discutir com o desenvolvedor qual seria a opção mais viável para cada objetivo.
Quer saber mais sobre a MadeinWeb? Conheça nosso Instagram!