Pode-se dizer que o marketing é a alma de uma empresa e suas estratégias, quando bem executadas, transparecem a essência de uma marca e ainda passam ao público como ela deseja ser enxergada.
Porém, a comunicação mudou, junto dela as linguagens, táticas e, principalmente a forma de se conectar com o público. É neste contexto em que nasce o marketing digital e seus desdobramentos, tornando essa estratégia não só poderosa, como imprescindível a quem visa se destacar atualmente.
Marketing digital é o conjunto de estratégias online e offline voltadas totalmente a trazer resultados a empresas, marcas e pessoas.
Esta é até uma definição simples, mas como explorá-la na prática?
Principalmente com o crescimento surreal da internet, a maneira das marcas se relacionarem com o público mudou por completo e isso tem ligação direta com a infinidade de opções que a web oferece aos usuários diariamente. Logo, foi necessário oferecer mais que produtos ou serviços.
O ‘marketing tradicional’ estuda o comportamento humano, as tendências e a partir disso realiza a emissão da mensagem para atingir determinado público, porém, de maneira generalizada. E ninguém aguenta mais ‘’compre’’, ‘’você precisa disso’’. Sério!
Já o marketing digital, é transformador porque entende que o jeito de se consumir e atender demandas mudou e assim busca se conectar com o seu público a fim de atendê-lo da melhor forma possível, fortalecendo a relação entre quem consome e quem vende.
As pessoas ainda consomem produtos, mas, junto deles, absorvem também os valores, ideias e filosofias que uma empresa passa e para que o público possa entender tudo isso, o marketing digital e seus canais são fundamentais, simplesmente por gerar conexão entre os dois lados, ou, se preferir, o ‘algo a mais’ que hoje é o grande diferencial.
Não basta apenas usar os canais digitais e sair interagindo com o público a fim de realizar vendas. Como sempre foi e assim será, os passos do marketing digital são completamente calculados.
Conceitos básicos como os 4Ps (Preço, Praça, Produto e Promoção) ainda estão presentes nas estratégias digitais. Entretanto, a gestão do marketing digital preza pelos 4C
s, com uma ótica voltada totalmente aos consumidores.
Os 4 C’S provam que os meios digitais estão em constante mudança e que atender demandas trazendo realização aos dois lados é o novo desafio das empresas e característica marcante do marketing digital.
O marketing digital propõe inovações e metodologias como MPI, por exemplo representam muito bem os 4 C`S na prática. Isto é, traz visibilidade às empresas e facilidade aos consumidores.
O Marketing de Posicionamento na Internet, ou apenas MPI, é uma metodologia patenteada pela Doutores da Web e tem como missão posicionar empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo.
Funciona assim, através do estudo de palavras-chave relevantes a determinado assunto, o MPI da Doutores da Web, posiciona de modo 100% orgânico as empresas nos primeiros resultados do Google, Yahoo e Bing!
Utilizar o MPI em uma estratégia de marketing digital é essencial a fim de obter visibilidade, aumentando o tráfego em seu site e consequentemente, conseguindo mais clientes.
Os resultados orgânicos passam credibilidade ao público e se tratando da internet, a maior vitrine que uma empresa pode estar presente hoje, o MPI deve ser visto como um investimento interessante a médio-longo prazo.
Saiba mais aqui sobre este método revolucionário.
Doutores da Web é uma empresa de marketing digital presente no mercado desde 2006 e ganhou notoriedade em todo o país após criar o método MPI.
Com um time composto por engenheiros, técnicos, publicitários e jornalistas com larga vivência em marketing, negócios e internet, a Doutores da Web consolidou-se como uma das maiores do Brasil em seu segmento por propor inovações e a todo momento priorizar seus clientes.
Por falar nisso, ao longo de sua história, a empresa conta com a incrível marca de mais de 3 mil clientes satisfeitos que transformaram seus negócios graças ao MPI, comprovando a eficácia do método.
Relatos dos clientes sobre a Doutores da web e a importância do MPI a eles.
Além das metodologias, os aplicativos simbolizam os avanços da tecnologia e são úteis ao marketing digital para diversas finalidades.
Mas quais são eles e para o que servem?
1 – Hootsuite
Utilizar com precisão as mídias sociais é determinante em uma estratégia de marketing digital. Lembra da proximidade com o público? Então, através desse aplicativo é possível gerenciar na mesma tela os posts no Facebook, no Instagram e no Twitter, por exemplo, além de seguir as estatísticas de audiência de cada página e perfil.
Além disso a ferramenta é simples de ser manuseada e gratuita para gestão de até três contas.
2 – Lookback
Acompanhar a jornada do consumidor é importante e nessa ferramenta é possível gravar as interações que os consumidores fazem com o seu produto, como toques na tela, cliques e comandos de voz usados.
Pelos dados coletados, torna-se viável ‘’mapear’’ a experiência do usuário e a partir daí elaborar uma abordagem mais assertiva.
3 – Slack
Provando que gestão é substancial, esse aplicativo é conhecido como ‘a rede social do trabalho’, extremamente útil a quem lida com uma grande equipe.
O Slack permite criar grupos e também possui a opção de enviar mensagens privadas em texto ou arquivo, ideal para garantir uma comunicação rápida e direta com clientes e funcionários.
Investir em tecnologia significa, dentre muitas coisas, estar à frente.
Os chamados ‘programas’ sempre estiveram presentes nas empresas e geralmente eram subdivididos por setores, sendo até diferentes. Tinham sua eficácia, é verdade, no entanto, não eram tão práticos e não é exagero dizer que os apps surgem como uma versão absurdamente melhorada deles.
Gestão otimizada e acessibilidade estão entre as duas vantagens que mais se destacam por trazerem consigo valor à marca e conseguintemente mais consumidores.
Pense bem, hoje todo mundo possui um smartphone à mão, então, faça o que grande parte das empresas ainda não fez: crie o seu aplicativo e ofereça ao público praticidade, explorando novas formas do marketing digital e destacando-se da concorrência.
Quer saber mais? Conheça os canais da Doutores da Web: Site, Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn, Pinterest, LoveMondays e Blog.