Com o distanciamento social causado pela pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV.2), ficou mais difícil passar em consultas de rotina e realizar exames. O medo de se contaminar indo a hospitais, postos de saúde ou clínicas levou à redução do número de pacientes em todo o País.
A preocupação dos profissionais da saúde é que pacientes em tratamento de câncer, HIV e demais doenças que necessitam de acompanhamento, fiquem sem atendimento. Por essa razão, a telemedicina ganhou espaço no atendimento médico recente e fez muitos médicos entrarem para o mundo digital.
A telemedicina é, de grosso modo, uma consulta virtual. Esse recurso pode aproximar os profissionais da saúde aos pacientes e criar uma rede mais ampla de atendimento, já que não depende da presença física. Dentre as possibilidades de atendimento da telemedicina estão a emissão de laudos, interpretação e realização de exames.
Usada desde a década de 1990 para áreas de difícil acesso, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a telemedicina como uma área médica respeitada e que necessita de especialistas treinados e adaptados à tecnologia para oferecer o melhor aos pacientes.
Em tempos de pandemia, adaptar-se ao digital pode ser a melhor saída para os profissionais autônomos não terem redução financeira. Então, por que não apostar na inovação?
Para que uma consulta médica virtual tenha sucesso, existem muitos processos no caminho: equipamentos, softwares, aplicativos, internet e especialistas qualificados. Tudo precisa funcionar corretamente para que não haja troca de informações erradas, ou que o paciente desista por acreditar que a experiência no aplicativo é muito difícil.
Em um exame de diagnóstico por imagem na telemedicina, por exemplo, é necessário a utilização de aparelhos com conexão direta ao computador, software com capacidade para visualizar os resultados e um local de armazenamento das informações. Se algum desses processos falhar, toda a consulta médica pode ser comprometida.
Portanto, é essencial contar com uma empresa experiente na hora de planejar aplicativos de telemedicina para que o seu atendimento seja de sucesso e sua renda possa ser complementada nessa pandemia.
Ficou interessado em contratar um serviço parecido? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e ingresse na telemedicina, a nova tendência na área da saúde.
Ah, não deixe de acompanhar a Madeinweb e Mobile no LinkedIn!