A App Store Optimization (ASO) ou otimização na loja de aplicativos é o conjunto de estratégias em que você pode garantir que seu app tenha mais visibilidade. Isso é vantajoso pois, a visibilidade está altamente relacionada com a colocação do App ranking de categorias e de pesquisas dentro da loja e, consequentemente, quanto melhor essa colocação, maiores suas chances de aumentar downloads.
Tanto a App Store quanto o Google play são lojas de aplicativos. Ambas têm alguns critérios que você deve seguir quando o objetivo é ter um App mais visível.
Primeiro, entenda algumas maneiras através das quais o seu App pode ser encontrado.
Um usuário pode fazer download do seu App ao procurar algo na categoria em que ele se enquadra. Por exemplo, se ele busca um aplicativo de viagens, é muito mais provável que ele só veja os aplicativos que estão nos melhores posicionamentos dessa categoria. Se o seu estiver seguindo os critérios de ASO, suas chances de estar entre eles é maior.
Outra forma, é quando o usuário usa o mecanismo de busca com palavras-chave. Ou seja, se ele quer aplicativos de notícias e buscar por essas palavras, o seu App estará com um melhor posicionamento se você soube como utilizar essas palavras da melhor maneira. Isso diz respeito tanto ao número de vezes que a palavra-chave aparece nos espaços de texto, quanto à combinação dessas palavras-chave com outras. Essa estratégia está muito relacionada ao SEO .
Além disso, é importante investir nesse tipo de otimização, já que o mercado de aplicativos tem tendência de crescer cada vez mais. A previsão para 2023 é de que a indústria de aplicativos contribua com $4,8 trilhões no Produto Mundial Bruto. Esses dados são da pesquisa State of Mobile realizada pela App Annie, companhia de análise do mercado mobile. Isso mostra o quão importante é investir em App Store Optimization.
Existem fatores que são determinantes no ranqueamento do seu App de acordo com o algoritmo da Apple e Play Store. As otimizações de ASO são focadas justamente nesses fatores. Saiba quais são eles e como você pode aplicá-las para aumentar downloads do aplicativo.
Além disso, é importante que você monitore as avaliações, o ranqueamento de palavras-chaves e os aplicativos concorrentes. A ASO pressupõe uma ação contínua e atualizações recorrentes.
Quer saber mais a fundo sobre como implementar a ASO? Entre em contato conosco!