MadeinWeb

 

O termo “Low Code” é muitas vezes confundido e mal interpretado como mais uma palavra para No Code, codificação visual, ou alguma outra alternativa estranha. Mas o Low Code é na realidade uma metodologia específica de desenvolvimento de software, que provou ser uma abordagem ideal para a criação de soluções personalizadas no ambiente empresarial. Neste post, vamos dar uma olhada ao desenvolvimento de software Low Code e explicar por que pode ser a solução perfeita para o seu projeto. Preparado? Vamos mergulhar!

 

O que é o Desenvolvimento Low Code?

Desenvolvimento Low Code (LCD) refere-se ao processo de desenvolvimento de software onde menos código é escrito pelo programador. Ao contrário do desenvolvimento de software tradicional onde o programador é responsável por todo o código, em LCD, o programador é responsável apenas por uma determinada parte do código. O resto do código é gerado por um sistema automatizado baseado nos requisitos do programador.

Assim, o termo Low Code refere-se ao fato de que menos código é escrito em comparação com o desenvolvimento de software tradicional.

Tipicamente, uma solução LCD envolve dois componentes chave: uma plataforma de gestão de processos empresariais (BPM) e um ambiente de desenvolvimento visual.

A plataforma BPM é responsável pela comunicação com a fonte de dados e pelo armazenamento dos dados num determinado formato. Também gere o fluxo de dados entre os vários componentes do sistema.

O ambiente de desenvolvimento visual permite ao programador criar a interface do utilizador com base nos dados que estão a ser geridos pela plataforma BPM.

O ambiente também permite ao programador criar regras e lógica que estão associadas aos dados no sistema. Assim, o ambiente de desenvolvimento visual é responsável pela geração do código que é necessário para construir a aplicação.

 

O que há de legal em Low Code?

Como mostrado acima, menos código é escrito em desenvolvimento Low Code. Há várias vantagens desta abordagem. Primeiro, quando se escreve menos código, é mais fácil manter a aplicação. Isto por que há menos linhas de código a monitorar e menos bugs a corrigir.

O tempo e os custos associados à criação e manutenção da aplicação também são reduzidos.

Outra grande vantagem do Low Code é a escalabilidade. Quando a aplicação é gerada por um sistema automatizado, é fácil adicionar ou remover funcionalidades com base nas necessidades do utilizador. Isto é particularmente útil no ambiente empresarial, onde as necessidades dos utilizadores estão em constante mudança.

O Low Code também é benéfico quando se trata de testes. Quando há menos código para testar, o tempo e os recursos necessários para testar a aplicação são reduzidos. Isto é extremamente útil no ambiente empresarial, onde centenas de diferentes aplicações precisam ser testadas.

 

Por que o Low Code é a melhor escolha para as empresas

Como vimos acima, o Low Code oferece grandes vantagens. Contudo, por que é a melhor escolha para as empresas? Há várias razões pelas quais o Low Code é a melhor escolha para as empresas.

Antes de mais nada, as grandes empresas lidam com um gigante número de sistemas diferentes, e as empresas precisam integrar os dados destes sistemas. Para tal, a equipe de desenvolvimento precisa escrever uma quantidade significativa de código. É aqui que o desenvolvimento Low Code é perfeito! O Low Code permite que o sistema seja construído rápida e facilmente. Assim, poupa uma quantidade significativa de tempo e dinheiro.

O Low Code também é benéfico quando se trata de atualizar o sistema. Na maioria dos casos, o sistema pode ser atualizado sem ter de passar novamente pelo processo de teste. O sistema pode ser atualizado simplesmente através da alteração do código no ambiente de desenvolvimento visual.

 

 

Criar aplicações web rapidamente usando a OutSystems Free Edition.

 

Como aplicar o desenvolvimento Low Code no seu projeto?

Como vimos acima, o desenvolvimento Low Code é benéfico de muitas maneiras. No entanto, pode estar se perguntando: como aplicar exatamente o desenvolvimento Low Code no seu projeto?

Quais são as etapas envolvidas? Felizmente, o processo de desenvolvimento Low Code é muito simples. Aqui estão os passos:

Primeiro, é preciso decidir qual plataforma pretende utilizar para o seu projeto. Há muitas plataformas BPM disponíveis hoje em dia. Pode escolher a plataforma com base nos seus requisitos.

Depois, é preciso escolher a linguagem de desenvolvimento. Algumas das linguagens mais utilizadas para o desenvolvimento visual são Java, C#, Python, e JavaScript. Uma vez escolhida a plataforma BPM e a linguagem de desenvolvimento, é possível criar a interface do utilizador com base nos dados que estão a ser geridos pela plataforma BPM.

Também se pode criar regras e lógica associadas aos dados no sistema. Finalmente, é necessário implementar a aplicação para os utilizadores finais.

 

Compreender as limitações do Desenvolvimento Low Code

Quando estiver a considerar o desenvolvimento Low Code para o seu próximo projeto, deve estar ciente das limitações desta abordagem. Antes de mais, menos linhas de código significam menos funcionalidade. Se estiver procurando uma aplicação que ofereça mais funcionalidade, deve considerar seguir uma abordagem tradicional de desenvolvimento de software.

Outra limitação do Low Code é que não é adequado para todos os tipos de aplicação. Por exemplo, se precisar de uma aplicação altamente segura, o Low Code pode não ser a melhor escolha. O Low Code não é adequado para aplicações que exijam lógica complexa.

 

Conclusão

Como vimos acima, o desenvolvimento Low Code é a melhor escolha para as empresas. Com esta abordagem, menos código é escrito pelo programador, o que facilita a manutenção da aplicação.

O Low Code também é benéfico quando se trata de escalabilidade, testes e integração de vários sistemas. Se o seu próximo projeto necessitar de uma solução personalizada, deve considerar o desenvolvimento Low Code.

O que podemos fazer
pelo seu negócio?

Fale Conosco arrow_forward