O mundo deu um salto e mudou radicalmente a sua relação tecnológica quando a App Store, loja de aplicativos móveis da Apple, foi lançada. Com isso, os aplicativos deixaram de ser novidade e se tornaram recursos comuns e, hoje em dia, essenciais, para a maioria das pessoas.
E, a partir desse desenho estabelecido, a empresa que criar um aplicativo dela sai na frente, visto que ter um aplicativo é ter uma forma de atrair os clientes, trabalhando para que eles se sintam engajados, educados e fidelizados.
E o grande desafio das empresas é competir num mercado que é marcado pela disputa acirrada entre as marcas, pois existem milhões de aplicativos disponíveis que, assim como o seu, também competem pela atenção dos usuários, diminuindo os espaços para outros aplicativos e, também, nos aparelhos celulares das pessoas.
E é aí que entra em cena a app store optimization, que é simplesmente a melhor forma para fazer com que o seu aplicativo apareça no topo e consiga o maior número de downloads possível.
Com isso, utilizar o ASO faz com que o seu aplicativo se destaque, sendo o melhor caminho que você poderia escolher. E, para isso, é importante que as empresas se atentem para o chamado Mobile Marketing, para que possam superar a concorrência.
E este texto tem o objetivo de apresentar a você as 7 formas que você pode utilizar para dar um destaque no seu aplicativo na Apple Store. Fique por aqui e se ligue mas dicas abaixo relacionadas.
Antes de passar as dicas para criar um destaque no seu aplicativo, é importante que você entenda como esse processo pode ser feito. Portanto, você precisa saber sobre o ASO.
Então, o ASO tem a mesma função para os aplicativos que o SEO oferece às páginas da internet. Ou seja, ASO é um conjunto de técnicas específicas que têm como objetivo destacar o aplicativo, melhorando o seu posicionamento dentro das lojas de aplicativos.
Aliás, algumas técnicas utilizadas no ASO são encontradas também no SEO, como a utilização de palavras chaves, descrição, título, entre tantos outros. Porém, elas se diferem na forma como são utilizadas.
Além disso, o SEO possibilita que cada página de um mesmo site utilize a sua própria palavra chave, título e descrição. Quanto ao ASO o desafio se faz de forma maior, pois uma otimização de um aplicativo é feita com a utilização de um número muito menor de palavras.
Dessa forma, este texto listou para você 7 dicas para você aplicar no seu aplicativo. São elas:
Você pode até pensar que em nada mudará o nome que você dará ao seu aplicativo em relação à posição que ele ocupará no ranking dos app store, mas você está enganado. A relação entre eles existe sim, e é muito importante.
Tudo começa com a escolha de um bom nome, que pode acarretar em uma boa impressão nos usuários, causando-lhes uma sensação boa.
Independente se ele descreve bem a função do aplicativo ou é um nome fácil de memorizar, acertar no nome do aplicativo fará com que:
O logotipo que você criará possui uma função extremamente importante, assim como o nome dado ao aplicativo. É através deles que o usuário consegue separá-los de outros aplicativos.
Para isso, basta você puxar pela memória e lembrar quantas vezes as pessoas descreveram um aplicativo baseadas no ícone dele como referência. E isso se dá por três motivos:
Uma das dicas mais difíceis é quanto à escolha das palavras chaves que você irá trabalhar para conseguir divulgar o seu aplicativo. Para isso, é preciso que você saiba quais são as palavras mais relevantes para o nicho de aplicativo e, assim, quais são àquelas que farão com que você atinja o seu público alvo.
E para obter essa informação, é preciso um estudo profundo, identificando não só os interesses do público alvo, mas também o que a concorrência está fazendo para conseguir obter resultados positivos.
Faça uma relação de palavras que possam levar até o seu aplicativo e depois, faça uma pesquisa para conferir o nível de concorrência de cada uma delas. Com isso, você encontrará palavras que tenham um bom nível de busca e com a concorrência baixa.
Para obter sucesso, lembre-se que o planejamento e pesquisa são a essência da escolha das palavras chaves com os quais irão trabalhar. E mais, a palavra chave estará em diversos pontos da estratégia ASO.
A escolha da categoria do aplicativo fará com que o seu aplicativo tenha um impacto na colocação dele no app store, principalmente porque algumas são mais concorridas do que as outras.
Além disso, você precisará ter a visão dos usuários e escolher a categoria que seja mais relevante para eles. Do contrário, você irá perder muitos downloads porque os usuários estarão procurando uma coisa e o seu aplicativo estará em outra categoria.
Quando for descrever o seu aplicativo, as questões mais relevantes devem estar inclusas. As funções do seu aplicativo, o valor, o motivo para que as pessoas baixem, tudo isso deve estar descrito.
É através da descrição que os usuários irão conhecer o seu aplicativo e, sendo boa, decidirão pela sua utilização.
Através dos prints das telas você poderá mostrar aos usuários como o aplicativo funciona. A ideia é mostrar a simplicidade do aplicativo e as suas funções específicas, itens que deixarão os usuários mais interessados, causando neles a sensação de que fazer o download valerá a pena.
É importante que você faça a divulgação do seu aplicativo fora da loja de aplicativos, ou app store.
Você poderá fazê-la da seguinte forma: