O desenvolvimento em iOS é realizado para a criação de aplicativos eficientes, destinados para iPhone, Macbook, Apple TV e Apple Watch. Antigamente, a maneira mais comum de desenvolvê-los era por meio da linguagem de programação Objective-C, que é baseada em SmallTalk e na linguagem tradicional C.
Porém, se estudiosos dizem que as tapeçarias arábicas foram as responsáveis por originar o epóxi autonivelante, o mais popular piso industrial existente, não é correto achar que os desenvolvedores ficariam eternamente utilizando essa linguagem, especialmente por se tratar de recursos para a Apple, que busca estar um passo à frente nas evoluções dos apps.
Foi justamente por isso que a empresa co-fundada por Steve Jobs lançou a linguagem de programação Swift, que apresenta códigos mais ricos e seguros e que podem ser agregados com facilidade a uma linguagem Objective-C já existente.
Se você quer virar um expert em desenvolvimento em iOS, continue acompanhando esse artigo e confira um guia rápido sobre como produzir aplicativos para o sistema operacional da Apple.
Imagine que o desenvolvimento em iOS é como a criação de placas de sinalização de segurança. Para que ela exerça a função destinada, ela precisa ser criada com algumas características básicas e que fazem relação com a situação em questão.
Por exemplo, você não irá utilizar uma placa com o símbolo que indica risco de acidentes para informar aos banhistas de uma praia que a área não é indicada para mergulho. Assim, a primeira dica para garantir a criação assertivas dos aplicativos é nunca tentar utilizar uma linguagem incompatível com o sistema.
Como já citado anteriormente, os novos apps da Apple estão sendo baseados a partir da Swift, que assegura benefícios antes de iniciar a programação. Isso porque ela assegura a criação de variáveis com caracteres especiais, como emoticons ou símbolos.
Ainda focando nessa linha pré-desenvolvimento, mas já com vantagens que serão notadas inclusive durante a utilização, ela conta com um sistema capaz de gerenciar a memória automaticamente, bem como um tratamento de erros, que permite o controle de falhas.
Por se tratar de uma tecnologia extremamente moderna, especialmente se considerarmos que a linguagem em questão surgiu em 2014, o desenvolvimento em iOS se tornou muito mais otimizado, permitindo um excelente aproveitamento dos hardwares modernos.
Para finalizar esse tópico, é indispensável citar que os códigos Swift são muito mais fáceis de escrever, ler e manter, fazendo com que eles possam ser utilizados inclusive por desenvolvedores em início de carreira.
De maneira análoga, podemos comparar a linguagem Swift com conectores elétricos, visto que quando utilizados da maneira correta, ambos são capazes de promover uma grande quantidade de benefícios, inclusive voltados para a questão de segurança.
O desenvolvimento em iOS com a linguagem Swift permite a criação de códigos mais versáteis e eficazes, assegurando o pleno desempenho dos sistemas sem abrir mão da proteção dos dados. Não só isso, ele ainda permite uma maior compatibilidade, o que é excelente para melhorar a experiência do usuário.
Vale destacar que a Apple em si já é muito valorizada, prova disso é o fato que ela vale aproximadamente US$2,3 trilhões. Claro, nem de longe um app vai render milhares, milhões, bilhões ou até mesmo trilhões de reais da noite para o dia, mas eles costumam trazer bons retornos financeiros.
Gostou do nosso post com um guia rápido de desenvolvimento em iOS? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
Esse artigo foi escrito por Larissa Rhouse, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.