Anualmente, a Google realiza um evento para anunciar algumas das maiores novidades da empresa. O Google IO acontece desde 2008 e apresenta as principais notícias e atualizações referentes a marca. Em 2017 foram demostradas inúmeras novidades para programadores e usuários dos serviços que a Google oferece.
Entre tantas novas funções e possibilidades tecnológicas, o destaque é do sistema operacional Android, que mesmo sendo renovado todo ano ainda conseguiu trazer uma inovação que nem todos esperavam.
Uma das primeiras novidades apresentadas pela Google foi o Lens, este que será disponibilizado dentre de alguns meses e está totalmente ligado ao uso da câmera do aparelho Android.
Segundo demonstração no palco do evento, o Google Lens será capaz de reconhecer objetos e lugares podendo assim definir o que são. A mostra veio com uma flor na qual o Lens, apenas de “olha-la”, pode identificar qual era o tipo da planta.
O Lens seria uma ótima função para amplificar os métodos de pesquisa feitos através do Google.
O iPhone, aparelho que possui como sistema operacional o maior rival do Android, agora irá receber uma versão do Google Assistant. A função que antes era apenas vista nos SO da Google agora estará presente no smartphone da Apple, o que mostra uma expansão de mercado e novas possibilidades para programadores.
O YouTube é talvez o maior serviço de stream de vídeos do planeta e segundo dados da Google ele atingiu a marca de mais de 1 bilhão de horas vistas diariamente. Essa informação só mostra o quanto as atualizações são relevantes e causam um impacto tremendo na comunidade cibernética.
A principal atualização do YouTube é referente ao YouTube Live, serviço que proporciona os vídeos ao vivo. A área de comentários, em breve, irá poder controlar diversos aparelhos se estes forem programados para tal acesso. Um usuário do comentário poderá apagar uma luz ou ligar um ventilador.
A grande atualização no YouTube, porém, não vem para as versões em desktops, mas para os aplicativos do novo sistema operacional da Google.
Esperava-se uma nova atualização do SO da Google, mas o evento IO da empresa apresentou uma dobradinha quando o assunto foi o sistema Android. O mais importante deles foi o Android O, que será o futuro do SO vigente. A Google antecipou duas funções desse sistema, o Fluid Experience e o Vital.
O Fluid nada mais é do que uma ação mais fluída das funcionalidades do SO, como por exemplo, o YouTube poder rodar vídeos enquanto outros aplicativos estão sendo utilizados no aparelho mobile. Já o Vital trata de aumentar a segurança do Android, algo que é muito discutido entre usuário vorazes e programadores.
O Android GO nada mais é do que um produto destinado a aparelhos menos potentes. Ele poderá ser baixado por qualquer smartphone e tablet, porém sua função está em diminuir o uso de dados e processamentos feitos pelo SO e seus aplicativos. No Android GO haverá uma Play Store que focará nos apps “amigos” do seu aparelho.