MadeinWeb

 

A transformação digital tornou-se a frase de ordem geral para as empresas que procuram inovar e perturbar as normas do mercado. No entanto, para muitas organizações, a transformação digital continua a ser um objectivo e não uma estratégia.

Porquê? A digitalização está a perturbar quase todos os aspectos das nossas vidas; porque não pode fazer o mesmo para as grandes empresas?

Se liderar ou trabalhar numa grande empresa, poderá sentir que a sua empresa está especialmente atrasada quando se trata de transformação digital. Mas lembrem-se: estas não são coisas intrinsecamente más. São apenas as consequências naturais de ser uma organização tão grande.

Neste post do blogue, vamos explorar a razão pela qual as grandes empresas lutam com a transformação digital e como podem avançar num mundo cada vez mais digitalizado.

 

O que é a transformação digital?

O termo “transformação digital” é utilizado para descrever o processo pelo qual uma organização se torna mais como uma empresa digital. Descreve geralmente a transformação de uma organização de uma empresa que depende de tecnologias antigas ou mesmo de nenhuma tecnologia para uma que aproveita dados e análises para produzir valor.

A transformação digital é um processo que pode ser aplicado a organizações de todas as dimensões, embora as grandes empresas sejam mais susceptíveis de enfrentar desafios ao longo do caminho.

 

Porque é tão difícil para as grandes empresas transformar digitalmente?

Há uma série de razões pelas quais as grandes empresas podem ter dificuldades em transformar digitalmente:

Estas empresas podem ter numerosos sistemas herdados que foram construídos há anos, e tornou-se difícil implementar novas tecnologias na sua arquitectura existente.

A mão-de-obra pode ser avesso ao risco e, portanto, resistente à mudança. É também possível que a organização se tenha tornado tão grande e tão burocrática que se tenha tornado difícil tomar qualquer tipo de decisão, quanto mais uma que exija um investimento significativo de tempo e recursos.

 

Quem é Responsável pela Transformação Digital?

A concretização da transformação digital requer o empenho de todos os níveis da organização. Enquanto que a suite C é responsável pela definição e prioridade da transformação, a transformação está espalhada por RH, TI, marketing, e outras áreas do negócio.

Uma transformação bem sucedida requer que a suite C tenha uma visão clara do estado futuro, juntamente com as ferramentas certas e as capacidades de apoio. Surpreendentemente, muito poucos executivos de nível C têm uma visão clara de como será o futuro digital da sua organização. Em vez disso, tendem a ficar atolados nos detalhes, o que pode retardar a transformação digital ou levar a uma má tomada de decisões.

 

Estabelecer uma cultura digital

Para transformar a sua organização digitalmente, deve primeiro transformar a sua cultura. Isto inclui a criação de uma cultura que é orientada pelos dados e aberta à experimentação. Significa também compreender como os valores da sua organização se encaixam nesta nova cultura digital.

Há muitas actividades que podem ajudar a estabelecer uma nova cultura digital dentro de uma organização – desde a reestruturação da equipa de liderança até à criação de um novo processo de recrutamento para novas contratações. Vai querer ser criativo na sua abordagem – a melhor forma de estabelecer uma cultura é criar uma experiência específica para a sua organização.

Uma forma de começar é definindo qual é (e o que não é) a sua cultura actual. Em seguida, crie uma visão para o tipo de cultura que gostaria de ver dentro da sua organização. Estas são duas partes separadas mas igualmente importantes do processo. Assim que tiver uma imagem clara de como deve ser a sua cultura digital, é tempo de agir.

 

Estabelecer capacidades digitais

Alcançar a transformação digital requer uma compreensão profunda das capacidades necessárias para que a sua organização se torne digital. Isto significa que deve realizar uma avaliação exaustiva das capacidades actuais da sua organização, bem como das suas necessidades para o futuro. Por exemplo, se a sua organização estiver concentrada em vendas transaccionais, provavelmente necessitará de capacidades diferentes das de uma empresa que está concentrada no marketing de marca.

A fim de avaliar as capacidades da sua organização, precisa de compreender qual é o seu negócio, quem são os seus clientes, e o que está a tentar alcançar. Uma vez feito isto, pode começar a compreender onde se encontram as capacidades da sua organização e onde podem ser melhoradas.

Isto irá ajudá-lo a compreender se a sua estratégia actual é viável, ou se precisa de mudar a sua abordagem.

 

Conclusão

A transformação digital é um esforço contínuo, que continuará a evoluir e a mudar à medida que a sua organização e os seus clientes o fizerem. Embora seja importante definir os seus objectivos e capacidades à partida, é ainda mais importante ser flexível à medida que se avança. Dessa forma, mesmo que não acerte tudo à primeira, pode fazer ajustamentos à medida que avança.

O que podemos fazer
pelo seu negócio?

Fale Conosco arrow_forward