O Data-Driven Marketing nada mais é do que uma estratégia de marketing baseada em dados. Esse conceito envolve principalmente tomar decisões apoiadas em indicadores reais, usando algoritmos matemáticos e estatística. Caracteriza-se por ser diferente de deliberar com base em fatos empíricos, ou seja, sem comprovação científica ou teórica.
Uma das mais importantes vantagens do marketing digital é a possibilidade de determinar soluções antes de tomar decisões. Porém, em ações como uma campanha, há milhões de combinações de indicadores geradas e, em uma análise comum, poucas são realmente aproveitadas. O Data-Driven Marketing corrige justamente isso.
O principal objetivo desta estratégia é usar os dados já disponíveis para gerar mais tráfego e leads, além de reverter o que não é adequado, incentivar o que está gerando resultados e conseguir base para novas ações. Acompanhe os passos para usar essa estratégia em seu projeto.
A seguir definiremos os passos necessários para adotar essa estratégia.
Além de adotar novas ferramentas, como as soluções de Business Intelligence (BI), há também uma cultura Data-Driven que trabalha com a revisão de processos e ganho de conhecimentos.
Data-Driven, em uma tradução mais literal, significa “direcionado por dados”. Então, sem essa ferramenta, é comum a tomada de decisão se basear em gostos pessoais, mesmo com números e dados precisos. O Data-Driven serve justamente para seguir por outro caminho, que não seja o das preferências individuais.
Portanto, trata-se de uma base formada por muitos dados, que são coletados, tratados e analisados com o objetivo de gerar insights nas empresas.
As soluções Data-Driven são um conjunto de ferramentas, softwares e métodos que tornam mais fácil o armazenamento e a interpretação de dados, transformando-os em informações muito importantes.
Levando em conta este conceito, você terá uma gestão baseada em ciência e análise de dados, que é muito mais eficiente do que aquela baseada em experiência ou intuição.
Como exemplo, temos uma pessoa que possui mais facilidade no uso do Facebook e dificuldade no uso do Instagram. Esse profissional terá uma tendência a incentivar mais o uso da mídia à qual ele mais é adepto (o Facebook).
Pode acontecer também do indivíduo acreditar que, por ele possuir mais facilidade com determinada mídia, o seu público-alvo também vai possuir. Baseado nisso, ele transforma a tal mídia no centro da estratégia digital. Estes são dois erros que o Data-Driven Marketing procura evitar.
Para que a estratégia de Data-Driven funcione, é preciso seguir alguns princípios e, principalmente, ter confiança neles
Implantar uma cultura envolve vários princípios. A seguir, iremos listá-los.
Para aplicar o Data-Driven Marketing, é necessário investir em:
Já para alcançar o triunfo em todo esse processo, devemos persistir e ter confiança na evolução dele.
Há alguns recursos que o Data-Driven Marketing precisa ter para entregar informações e evoluir. São eles:
11 ferramentas mais comuns nas empresas para a análise de dados:
As ferramentas mais usadas para a análise em uma gestão Data-Driven Marketing são:
Todas as plataformas listadas acima são essenciais para o marketing digital, porque criaram novas tecnologias e recursos únicos, cada vez mais importantes para o Data-Driven.
O Data-Driven Marketing é essencial para conhecer mais sobre o consumidor, gerando estratégias exatas.
Apesar de todas essas vantagens, as tecnologias também possuem seus limites. Dentre eles estão:
Dito isso, observamos que essas ferramentas têm todo o potencial para a análise de dados detalhada de publicações, mas são menos eficazes quando se trata de compreensão rápida de um cenário e uma tomada de decisão mais precisa.
Sendo assim, serão apresentadas a seguir algumas soluções para o Data-Driven Marketing cumprir seu papel de forma adequada. Acompanhe!
Como os dados são geralmente relacionados aos consumidores, o marketing sai ganhando com a estratégia de Data-Driven
Boa parte dos dados coletados por empresas se relaciona às ações e comportamentos dos consumidores, então, o marketing acaba sendo a área mais beneficiada dessa gestão.
Após terem acesso às informações importantes sobre mercado e público-alvo, os profissionais elaboram campanhas e estratégias mais exatas, além de manter-se atualizado com as tendências.
Através dos dados, pode-se conhecer melhor o consumidor, além de suas necessidades e dores e assim, aprimorar as soluções oferecidas e as ações de promoção e divulgação.
Existem inúmeras vantagens de envolver o Data-Driven em trabalhos com o marketing. Algumas delas são:
Para elaborar estratégias e canais melhores para o público, nada melhor do que segmentá-lo. O Data-Driven é capaz de fazer isso de modo inteligente.
Os dados também revelam os conteúdos mais relevantes para o público e conseguem direcionar a mensagem dos esforços de marketing.
Por meio do Data-Driven, é bem mais simples conduzir e elaborar testes A/B, com a possibilidade de modificar qualquer variável e assim, comprovar uma estratégia mais eficiente no meio dos dados.
O compartilhamento dos dados proporciona a integração entre marketing e vendas e assim, cria uma central de inteligência artificial plena.
Quanto mais dados o marketing tiver sobre o consumidor, melhor será a personalização dos conteúdos, ações e campanhas.
O conhecimento é a melhor ferramenta para uma experiência inesquecível e pensada de modo individual para cada público.
Além dos fundamentos mencionados anteriormente, o Data-Driven deve executar as seguintes funções:
Todos os indicadores, para que o usuário tenha uma boa visibilidade, devem ser apresentados de forma inteligente, prática e objetiva. Além disso, precisam ter um custo acessível e uma baixa complexidade de implementação.
O Data-Driven, adotado nas empresas, transforma a gestão delas em um processo mais inteligente e atualizado
Para aplicar esse conceito na sua instituição, primeiro você precisa extrair e analisar dados de fontes variadas, transformando toda a informação coletada em material rico e útil para os negócios. Essa análise se dá através das ferramentas já citadas e por meio de mídias sociais, dados de mercado, consultoria, entre outros. Após a elaboração do processo de coleta, integram-se os dados, para que eles não se transformem em informações totalmente desconexas.
Por este motivo, uma gestão Data-Driven envolve a garantia do acesso coletivo aos dados, através de dashboards intuitivos. Por meio deles, os gestores ganham acesso a relatórios completos que são grandes aliados na hora de solucionar qualquer problema. Além disso, é essencial garantir que os profissionais possuam o conhecimento necessário para interpretar e aplicar os dados obtidos, já que não faz sentido ter relatórios complexos se ninguém tem a capacidade de lê-los.
Para ajudar a estruturar a inteligência de dados, as empresas podem contratar um especialista para o cargo de Chief Data Officer , ou CDO. Esse cientista de dados será muito importante para a equipe porque cuidará de todo o processo de capacitação, administração e gestão dos dados armazenados e produzidos pela companhia. O trabalho deste profissional é essencial e decisivo para incentivar a gestão Data-Driven, já que é uma profissão atual no mercado, que está sempre aliada às últimas tendências.
O Data-Driven oferece a possibilidade de usar dados para enxergar a realidade, a partir da matemática e também da AI, e não de opiniões pessoais. É uma ação cultural que demanda tempo e esforço, mas que traz uma grande recompensa no final, tudo isso guiado pela tecnologia, cada vez mais presente nos dias de hoje.
Nós, da MadeinWeb, somos especialistas em marketing digital e Data-Driven Marketing. Por isso, se quiser saber mais, acesse nosso site ou converse com um de nossos especialistas.
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