Originário do termo inglês “gamification”, a gamificação é uma mecânica que vem marcado presença em quase tudo aquilo que fazemos em nossas vidas. Você sabia?
Trata-se do uso de dinâmicas de jogos para atrair pessoas, resolver questões e até mesmo aprimorar o aprendizado, determinando ações e condutas em ambientes fora do cenário de jogos. Em outras palavras, a gamificação nada mais é do que o uso de mecanismos de jogos para estimular alguém a fazer algo.
O principal objetivo da gamificação é elevar o compromisso e despertar a curiosidade de seus usuários e, além das instigações propostas nos jogos, na mecânica da gamificação as recompensas também são artifícios decisivos para o sucesso.
Na modalidade de ensino de Educação à Distância (EAD), a proposta da gamificação é elaborar um estímulo inerente, onde o aprendizado ocorre através das próprias atividades e brincadeiras, sem ramificar a teoria e a prática.
O papel do educador está em ter uma atuação parecida a de um designer de jogos, buscando meios para que o aluno sempre almeje jogar mais, ficando estimulado e interessado a descobrir novos meios de interação com o conhecimento e tudo aquilo que o cerca.
A mecânica de gamificação é uma comprovação sobre como o ser humano se sente seduzido por jogos, independente de eles serem eletrônicos ou analógicos.
Através da gamificação, é possível alcançar os seguintes resultados:
Embora repercutam de modo estranho, todas as estratégias da gamificação operam com o orgulho do indivíduo, onde ele pode afirmar que alcançou determinado patamar.
Conforme explicamos, os professores da modalidade de ensino EAD precisam elaborar um ambiente e método de ensino para proporcionar igualdade de acesso ao conhecimento, além dos recursos essenciais para que os estudantes obtenham êxito na aprendizagem.
Bons jogos também criam nos alunos a percepção de eficácia. Quando se atinge certa meta, é despertado no usuário um sentimento de conquista, que é fundamental para incentivar ainda mais o membro nas táticas seguintes e se esforçar ao máximo para prosseguir sustentando. Ou seja, a conquista irá acrescentar estima ao negócio para concentrar mais indivíduos para um mesmo motivo.
Estes são os principais resultados que podem ser alcançados por meio da gamificação. Além de a mecânica promover um contato diferenciado, as ações de gamificação ocasionam vantagens para a avaliação de desempenho das campanhas.