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Todas as empresas devem começar com um planeamento e ter uma estratégia bem desenhada para o seu sucesso. Um dos primeiros pontos que deve ser abordado é o público-alvo da empresa. Precisa de conhecer a pessoa que está a comprar os seus produtos/serviços para poder entregar o melhor resultado possível para eles.

Seja a produzir conteúdo, a desenhar campanhas específicas ou a interagir nas redes sociais, é preciso pensar no melhor possível para todos os clientes. É aí que entra a persona (ou persona compradora): esta estratégia visa absorver todas as informações possíveis do público-alvo e transformá-la em potenciais clientes no futuro.

Quer saber mais sobre como montar uma persona para o seu negócio e todos os benefícios de fazer isso? Continue a leitura!

O que é persona?

 

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A persona é como uma representação de um cliente ideal, com base em dados reais

 

Uma persona não é mais do que uma representação fictícia do seu cliente ideal, com base em dados reais sobre o comportamento e características dos seus clientes. Para criar uma persona é necessário ir fundo e considerar a história pessoal de cada um, os seus principais objetivos, desafios, preocupações e responder como a sua solução pode ajudá-lo em cada uma destas dores.

Quanto mais contacto tiveres com o teu público, mais precisa será a tua personalidade. Assim, é possível fazer uma análise identificando características que os potenciais compradores têm em comum com o público-alvo.

Se já tem uma grande base de clientes, pode começar a analisar através dela. Procure pontos comuns que existam entre pessoas que já conhecem a sua marca e se identifiquem com ela, podem ser grandes exemplos para a sua persona.

Pode classificar a persona de várias maneiras: sexo, idade, região demográfica, estado civil, entre outros. A principal característica que deve ser considerada são os hábitos de consumo e as preferências pessoais de cada um.

Ao configurar a sua persona, não tenha em conta apenas os clientes que estão completamente satisfeitos com o seu negócio. É importante considerar os insatisfeitos também para traçar um perfil mais preciso.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Esta é uma das principais dúvidas das pessoas, e é normal que ambos os conceitos causem confusão. Embora semelhante, persona e público-alvo não são sinónimo.

O público-alvo é uma grande parte da sociedade para a qual vende os seus produtos/serviços.

A persona é a representação “fictícia” do seu cliente ideal, de forma humanizada e personalizada de acordo com os objetivos da sua empresa. É como um personagem criado para representar o seu cliente ideal.

É importante ter a persona porque, estrategicamente, é mais viável pensar numa campanha direcionada a “Maria” do que a um público mais extenso e menos afunilado.

Além disso, pode criar quantas personalidades quiser com o targeting que funciona melhor para a campanha em questão. No entanto, tenha em mente um objetivo: nem muito cónico nem demasiado aberto. Duas personalidades é a mais comum para as empresas.

E a PIC?

Se trabalha com Marketing ou Publicidade, certamente já ouviu falar de pic (Perfil ideal de conta) ou ICP (Perfil ideal do cliente). Esta é uma prática que define as características do seu melhor cliente, a que pretende atingir a todo o custo.

O PIC é mais utilizado nas estratégias B2B de Marketing Baseado em Contas e é ideal para ações mais direcionadas, para que o potencial cliente permaneça comprometido com o seu negócio e veja valor no que pode entregar.

Porque é que o teu negócio precisa de uma persona?

 

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Para o Marketing Digital, para que a empresa tenha sucesso, precisa de desenvolver uma persona

 

Se procura uma estratégia de Marketing Digital que proporcione resultados satisfatórios, precisa de uma persona. Assim, é possível enviar a mensagem certa às pessoas que procura alcançar e ter mais hipóteses de sucesso.

Sem uma personalidade corretamente definida, pode acertar nas pessoas erradas pela estratégia em questão.

Por exemplo, se pensarmos numa campanha que procura atrair o público A, precisamos de criar uma persona com estas características. Sem isso devidamente definido, poderá acabar por chegar ao Público C que não trará bons frutos ao seu negócio.

Deve também ter em conta a persona para produzir conteúdo, fazer uma pesquisa de palavras-chave, desenhar diferentes estratégias de marketing, definir os tópicos mais relevantes e compreender o comportamento digital e em que canais deve investir mais para a campanha em questão.

Como o design também não é diferente, uma vez que as cores, formas e toda a composição do layout podem agradar a uma persona A, mas não ser o modelo ideal para persona B, por exemplo.

Qual é a importância de uma persona?

Como acima referido, a persona pode ajudá-lo em várias fases de planeamento de uma ação específica e definir melhor quem pretende alcançar com a sua empresa. Além disso, também pode ajudá-lo nas seguintes situações:

  • Aprofundar o seu conhecimento do público:

Precisa de saber quem compra os seus produtos/serviços. Primeiro, defines o público de forma mais abrangente, depois tens de o apontar até chegares apenas às pessoas certas com a tua estratégia.

  • Saiba como o público vê o seu produto/serviço:

Com a persona, pode compreender a rotina do seu potencial cliente, focando-se em todas as suas incertezas, dores e desejos. Saber isto contribui para a forma como o público se sente sobre a sua marca e porque compra os seus produtos/serviços.

Este passo pode acrescentar muito valor para continuar a evoluir cada vez mais a sua marca, gerando resultados mais positivos e que dão boas conversões.

  • Defina um tom de voz mais preciso:

O tom e a voz de uma marca é um dos pontos mais importantes de comunicação com o cliente. Para isso, é necessário conhecer o público em profundidade para que a produção de conteúdos seja precisa e gere receitas. Assim, também pode definir os canais de comunicação, sabendo em que rede centrar os esforços.

  • Otimizar a experiência do utilizador no site:

O Ux (Experiência do Utilizador) é extremamente importante para que o chumbo não só conheça o seu site, como queira permanecer nele e absorver o conteúdo. Com uma persona, pode analisar o comportamento digital do utilizador e garantir que toda a viagem de compras é agradável para eles.

Como criar uma persona?

 

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Para criar uma pessoa, você precisa seguir alguns passos, como fazer entrevistas e, se houver, usar uma base já criada

 

Primeiro, é necessário realizar uma entrevista com os clientes. Se possível, utilize a sua base existente de pessoas que consomem a sua marca. Para este passo, deve:

  1. Escolha pessoas ativas nas suas redes sociais e blog;
  2. Analisar o perfil destas pessoas, bem como o seu comportamento digital;
  3. Escolha alguns clientes da sua base existente e marque entrevistas por telefone ou e-mail, o que se adequa à sua proposta.

Para questões, é necessário criar um script onde você precisa incluir questões relacionadas com os dados de cada um para que a persona seja apropriada ao seu negócio. A conversa deve ser fluida e não composta apenas por perguntas. Deixe o entrevistado confortável para trazer outros assuntos para a sala.

Depois de fazer as entrevistas, é hora de cruzar referências e comparar informações para criar a sua persona. É um processo e deve ser feito passo a passo para ter sucesso e chegar a potenciais clientes.

Não se pode descrever alguém baseado em achismos. A única maneira de conhecer os seus clientes é falando com eles e conhecendo-os de verdade. Para criar a persona ideal, precisa de saber o que os seus verdadeiros clientes pensam sobre o seu negócio.

Além de desempenhar o seu papel, a persona deve ser o resultado da pesquisa, análise e construção e seguir os passos:

  • Recolher dados;
  • Faça a entrevista;
  • Analisar os dados;
  • Estruturar a persona;
  • Crie uma estratégia de acordo com esta persona.

Como criar campanhas e estratégias para a persona?

Depois de aprender mais sobre personalidades e o que podem fazer pelo seu negócio, é hora de “sujar as mãos”. Deve ter em conta a personalidade criada desde o tempo de planeamento até à própria criação. Uma vez que a definição de objetivos, objetivos e KPI’s, a persona deve ser considerada.

É possível valorizar os seus produtos de acordo com a persona criada, pensar no design do site, na estratégia usada nas redes sociais, na criação de campanhas orgânicas e pagas.

Coloque-se no lugar do seu cliente, conheça a persona que cria e aprenda a fazer o melhor serviço possível para impactá-lo positivamente.

Como usar a persona na estratégia de Marketing de Entrada?

No Inbound Marketing existem três tipos de nichos que devem ser considerados: funil superior, funil médio e fundo de funil. Em cada um destes passos é necessário pensar em diferentes estratégias para cada persona:

  • Topo de funil

Posts de blog, infografias, newsletters, redes sociais.

  • Funil médio

Mais posts de blogs gravados, e-mail marketing, e-books, webinars.

  • Fundo de funil

Casos de clientes, webinars de vendas, avaliações de produtos, conversa com consultor.

Para cada passo é necessário pensar em conteúdos específicos que, além de trazer informação para a persona, a farão satisfeito e não terão dúvidas sobre a contratação dos seus serviços. Além disso, é uma excelente estratégia de SEO para colocar palavras-chave específicas e definidas de acordo com a persona para aumentar a sua página do Google.

Sabias a importância da persona? O que achou deste artigo? Deixe o seu comentário nos dizendo a sua opinião!

A MadeinWeb especializa-se na criação de personas e ajudamo-lo durante todo o processo de recolha, análise e criação de estratégias. Contacte um dos nossos especialistas para mais informações!

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