Geralmente, as empresas possuem diversos meios de comunicação com os seus clientes, como telefone, site, atendimento pessoal, visita técnica, entre outros. Mas um desses meios de comunicação está chamando a atenção e vem crescendo de forma assustadora, nos últimos anos: os aplicativos empresariais.
Eles são os canais mais utilizados pelos clientes para poderem entrar em contato com as empresas, agilizando e facilitando a comunicação entre eles.
Mas não é só nesse campo que os aplicativos funcionam. Com cada vez mais smartphones e tablets sendo consumidos, a forma de interação entre os processos e as pessoas fez com que se aumentasse o uso dos recursos tecnológicos, atingindo assim, uma maior quantidade de pessoas. Com isso, diversas novas oportunidades para aumentar as vendas e otimizar os processos se abriram.
Esses aplicativos são chamados de softwares, e são desenvolvidos para serem instalados em aplicativos móveis, a fim de que possam facilitar a vida do cliente de uma empresa e também, a vida dos funcionários de uma determinada organização, fazendo com que eles tenham um canal de comunicação ágil, disponível para ser utilizado em qualquer lugar, a qualquer dia e hora, tendo funções específicas para diversas situações de interações.
Um aplicativo instalado num determinado dispositivo móvel utilizará os recursos que nele são presentes, como plataforma, câmera, localização, entre outros, o que fará com que a experiência do usuário do aplicativo seja muito superior a, por exemplo, quando ele utiliza do computador da sua casa, ou do trabalho. Além disso, o seu acesso pelo aplicativo se dá de forma melhor a de um site, pois o usuário terá um melhor desempenho, mais funcionalidades disponíveis e maior usabilidade.
Para que isso aconteça, o aplicativo deverá ter versões disponíveis para funcionar em diferentes plataformas dos dispositivos móveis, sejam eles iOS, Android ou Windows Phone, desde que garantam a acessibilidade a todos os clientes e colaboradores, sendo indiferente o tipo de dispositivo móvel que eles possuem.
As pessoas vivem na era dos smartphones, e é justamente por isso que as empresas deveriam considerar a possibilidade de construir o seu próprio aplicativo móvel. Para se ter uma ideia, só no Brasil, está previsto que cada habitante tenha, até o final do ano, um telefone inteligente.
Isso se dá porque o uso deste tipo de dispositivo cresceu de uma forma assustadora, e cada vez mais as pessoas vão utilizando seus aparelhos celulares, seja para tirar fotos de momentos especiais, para ouvir música, ou simplesmente se conectar à internet. Utilizar as redes sociais e a busca por informação também são tópicos bastante utilizados pelos brasileiros.
Com isso, uma empresa que não utiliza este serviço apresenta-se como ultrapassada. Caso ainda bata alguma dúvida sobre os aplicativos corporativos, observe os benefícios abaixo e tire você mesmo as suas próprias conclusões: