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UX Design significa literalmente Experiência do Utilizador, traduzindo para português: ‘Experiência do utilizador’. Esta é uma estratégia com ações que vão além do design, pois garante a entrega dos melhores conteúdos de forma responsiva, agradável, organizada e intuitiva.

O UX está na boca das pessoas e certamente já ouviu falar dele, especialmente quando se cria um website ou aplicação. Há trabalho ux durante toda a viagem do utilizador, garantindo uma boa navegação na Internet, até ao momento para comprar um produto ou serviço. Para entender melhor como funciona esta estratégia, continue a ler!

O que é UX Design?

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UX Design é um conjunto de elementos relacionados com a experiência do utilizador com um produto ou serviço

UX (Experiência do Utilizador). É literalmente a experiência que uma pessoa tem em relação a um determinado produto ou serviço. Quando essa pessoa está interessada, pesquisa, perguntas, comentários e compra um determinado produto/serviço, eles já gozam da Experiência do Utilizador (UX).

Isto significa que o papel do designer ux é garantir que cada passo da viagem do utilizador é simples e intuitivo.

Já fez o download de uma app ou registo de um website e acabou por desistir porque achou que era demasiado complicado de usar? Se não pode finalizar um pagamento, encontre um formulário muito longo, ou simplesmente porque os produtos não estão bem informados.

O UX Design é a combinação de usabilidade, tecnologia, intuição e empatia para garantir que estes problemas não prejudiquem a sua marca, garantindo paz de espírito e facilidade para quem compra.

As necessidades dos consumidores devem ser pensadas tanto de forma prática como emocional, afinal, tudo está interligado e, naturalmente, influencia a experiência com a marca. Esta perceção da marca não se limita a um único ponto de contacto, mas reflete sobre todos os pontos de interação que a pessoa tem com a plataforma da sua empresa.

Desta forma, é muito importante que o UX Design investiga, testes e testes adicionais para colaborar nos objetivos de crescimento do seu negócio e impactar as pessoas de forma positiva.

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Pilares do bom design UX

Para garantir que a sua empresa oferece uma boa experiência de utilização, precisa de se colocar no lugar do consumidor durante toda a construção do projeto. Nós configuramos algumas perguntas que podem guiá-lo através deste processo:

  • Como é que este produto vai ajudar as pessoas?
  • O que tem de fazer?
  • Que tipo de funcionalidade devo ter?
  • O que deve ser deixado de fora do produto, de modo a não complicar desnecessariamente a sua utilização?
  • O que é relevante ou não neste contexto?
  • Qual é a hierarquia da informação, isto é, quais são os itens mais importantes?
  • Como seria a forma mais intuitiva de estruturar a informação?
  • Que gatilhos podem ajudar o utilizador durante todo o processo?
  • Como tornar os ecrãs mais intuitivos para as pessoas?

O principal foco é garantir que o utilizador pode utilizar o seu produto facilmente. Para isso, o designer ux precisa pensar:

  • Nas necessidades deste utilizador: o que procura no seu produto, quais são as principais dores, etc.;
  • Na usabilidade do produto, porque não adianta ter a melhor solução para o cliente se o produto não funcionar ou apresentar muitas barreiras ao utilizador;
  • Em encantamento e satisfação, afinal, o layout precisa ser agradável e amigável, e oferecer assertividade na solução.

Diferença UX Design e UI Design

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Ao contrário do UX Design, que trabalha com a experiência do utilizador, a UI Design executa conceitos e realiza testes de interface

O UI Design, ou Design de Interface, trabalha em prototipagem, ou seja, cria versões de baixa e alta fidelidade para validar conceitos e realizar testes de usabilidade do produto.

Isto significa que a UI Design opera numa das frentes da UX Design, uma vez que a UX é mais responsável pela pesquisa e análise de dados para garantir um produto com elevada eficácia.

Os UI Designers são também responsáveis pelo desenvolvimento de interfaces de voz e ecrã, pensando na usabilidade e também no aspeto de cada projeto.

Diferença entre UX e CX

Fala-se ainda da diferença entre o conceito de UX (User Experience) e CX (Customer Experience), em que ambos se referem à satisfação de uma pessoa em relação à marca.

No entanto, enquanto o UX está associado à experiência proporcionada por um produto interativo (como aplicações, sistemas ou interfaces de qualquer natureza), o CX conecta-se com a viagem mais ampla do cliente ao longo dos seus pontos de contacto da marca (relação de marca, processo de compra, atendimento ao cliente, sucesso do cliente, etc.).

Leia Também: O QUE É design ux e o que serve?

8 benefícios de investir na UX Design

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Entre os principais benefícios da UX Design está a redução de tempo e despesas de apoio. Saiba mais!

Agora que sabe o que é o UX Design e como funciona, é hora de aprender alguns dos muitos benefícios que pode oferecer à sua marca e, claro, aos seus clientes. Confira!

1. Mais processo de venda de fluidos

Como mencionamos anteriormente, o UX tem como objetivo melhorar a usabilidade de um website, por exemplo. Quando o produto tem um bom UX, vende-se mais facilmente, porque já desperta a necessidade e o desejo do utilizador. Assim, quando um vendedor contacta (se necessário), é muito mais fácil fechar um negócio.

2. Produto ideal para o utilizador

O UX Design leva respostas e validações de forma rápida e estratégica, com base em muita pesquisa, testes e aprovações. Desta forma, o seu produto oferece um resultado muito mais assertivo e alinhado com as suas expectativas.

3. Tempo de implantação reduzido

Vamos assumir que o seu produto é uma aplicação. Com as práticas UX, não é necessário gastar tempo, esforço e dinheiro a treinar novos utilizadores para utilizar a sua app, uma vez que a sua interface será intuitiva, facilitando a compreensão pelo utilizador.

4. Redução do tempo e despesas de apoio

Continuamos com o exemplo da candidatura. Sem as boas práticas do UX, todas as dificuldades ou barreiras que o seu cliente encontra na App, tentarão contactar o seu suporte ou simplesmente desinstalar o programa a partir do seu dispositivo.

Além destes problemas, a UX Design é capaz de criar produtos fáceis de utilizar, com previsões de pontos-chave de dúvida, como a solução.

5. Evite cancelamentos após a compra

Sabemos quanto custa atrair e converter clientes, tanto no tempo como no esforço, como no dinheiro. Para não desperdiçar a aquisição, a sua empresa precisa de trabalhar na comunicação e serviço de forma eficaz para resolver qualquer situação e manter o utilizador satisfeito.

O UX também pode colaborar nesta indústria explorando estratégias de Crescimento de Chumbo de Produto (PLG), onde o seu produto atua ativamente na retenção e crescimento de utilizadores através de hacks internos.

6. Vantagens para o seu cliente

Quando o utilizador se depara com uma solução desenhada para ele e encontra uma proposta que acrescenta valor no seu dia-a-dia, certamente verá vantagens no seu produto. Por isso, proporcionando uma boa experiência de utilizador colabora para que nos primeiros contactos da sua marca com o cliente, já possa perceber a satisfação e os ganhos.

7. Concentre-se na dor do utilizador

Devido a tanta pesquisa e testes, o UX Designer realmente compreende as necessidades e dores desse público-alvo. Assim, pode projetar e desenvolver um produto claro que resolva os problemas destes utilizadores.

8. Compromisso com a sua marca

Quanto mais completas, intuitivas e fáceis são as características dos seus produtos digitais, mais empenhada o utilizador se torna na solução e na sua marca. Este compromisso aumenta a confiança e o espaço na vida do cliente que, quando gosta de algo, indicará aos amigos e trará pontos positivos nas redes sociais.

Já viu como uma solução simples pode trazer inúmeros benefícios à sua marca? Quanto deste processo já é uma realidade no seu negócio? Se você, como empresa, gostaria de se tornar mais competitivo e oferecer experiências inovadoras, conte com MadeinWeb!

Dispomos de uma equipa especializada em Design UX para garantir a melhor interface, usabilidade e facilidade que o seu cliente espera da sua marca. Contacte-nos e fale sobre o seu projeto, teremos todo o gosto em colaborar!

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