Nos dias atuais, uma empresa que não conta com um departamento para cuidar do marketing praticamente perde espaço no disputado mercado econômico. Que tal passar essa tarefa para quem é de fato especialista no assunto? Conheça tudo sobre o Outsourcing de Marketing e descubra porque sua empresa precisa dessa solução!
O marketing é responsável por analisar e criar táticas eficientes para atrair novos clientes para a sua empresa, além de fidelizar os clientes. É através de estratégias de marketing que as pessoas vão conhecer a sua marca e entender se o produto/serviço é de fato útil para elas.
Sem o marketing, as únicas pessoas interessadas na sua marca seriam a sua família e amigos próximos. Para garantir que ela atenda de fato o seu público-alvo, é preciso muita análise, dados, estratégias e, claro, de especialistas para cuidarem de cada etapa.
Então, como montar uma equipe de marketing dos sonhos? Para isso, você precisaria contratar profissionais talentosos, capacitados, especializados, e garantir que eles estejam engajados com a sua empresa. Parece simples, não acha?
Em teoria, sim. Na prática, nem tanto. Para se ter ideia, manter uma equipe interna completa e eficaz de marketing custa muito dinheiro. Isso se você realmente conseguir encontrar os melhores profissionais e ainda conseguir mantê-los felizes e satisfeitos na sua empresa, considerando a ampla concorrência.
E por que não manter apenas um especialista? Um único responsável pelo marketing da sua empresa? Parece a solução mais prática e barata, no entanto, o marketing abrange diversas áreas como conteúdo, design, engajamento, programação, análise e muito mais… É o que dizem: quem é especialista em tudo, na verdade, não é especialista em nada.
Então, qual a melhor solução para a sua empresa? Pensando em otimizar entregas, com os melhores profissionais de cada segmento do marketing e com redução de custos, surgiu o Outsourcing de Marketing. Entenda mais sobre o que é, como funciona, as principais vantagens e muito mais!
A tradução literal da palavra “Outsourcing” é a terceirização. No entanto, o Outsourcing de Marketing não é de fato uma terceirização, como também não é uma assessoria.
Não é terceirização porque esse termo se refere a serviços pontuais, com começo, meio e fim. Já no Outsourcing, é estabelecido em parceria com a sua instituição, onde todas as estratégias são alinhadas em conjunto, não apenas uma “prestação de serviços”.
Também não é uma assessoria, pois a assessoria costuma focar em apenas um problema e busca resolvê-lo. O Outsourcing foca no escopo de atividades como um todo e depende muito da necessidade do negócio, mercado, tendências e objetivos.
A principal definição que caracteriza o Outsourcing de Marketing é poder contar com profissionais altamente capacitados e especializados para otimizar processos por um custo muito menor.
Isso significa que o marketing não fica preso a uma equipe interna e nem mesmo a um contrato fixo. As atividades são executadas e cobradas sob demanda.
Vamos supor que a sua empresa está lançando um novo produto e o seu público-alvo tem forte presença nas redes sociais. A sua organização contrata o Outsourcing de Marketing para planejar e desenvolver conteúdos para as redes sociais por um mês.
Em outras palavras, consiste em delegar algumas (ou todas) funções a uma empresa ou equipe especializada em marketing, para aumentar a produção, acessar melhores tecnologias e reduzir custos dentro da organização.
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Essa é uma excelente alternativa para reduzir a carga de serviços da equipe interna e ainda melhorar a qualidade das atuações de marketing, visto que a empresa contratada conta com especialistas em cada segmento como design, programação, conteúdo, redes sociais, analista, entre outros.
Além da expertise que o seu negócio adquire com o Outsourcing, você também ganha com ferramentas e tecnologias sem precisar pagar custos absurdos por isso, considerando que a empresa contratada já utiliza essas soluções para fornecer um serviço de qualidade.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Small Business Outsourcing Statistics – Clutch, em 2019, 37% dos pequenos negócios já optaram pelo Outsourcing.
Por que eles optaram pelo Outsourcing? Ainda segundo a pesquisa, os principais motivos foram:
Dentre as principais vantagens deste serviço, podemos citar:
A principal vantagem é que a sua empresa vai poder contar com um time de especialistas altamente capacitados para cuidar da sua área de marketing e você não vai precisar gastar absurdos para isso.
Para se ter ideia, uma equipe de marketing interna completa e eficiente, gera um custo de, no mínimo, 25 mil reais mensais. Isso porque é preciso considerar todos os segmentos de atuação, encargos, benefícios, isso sem contar os equipamentos e treinamentos necessários.
Um estudo feito pelo portal “The CMO Survey.org” espelha o crescimento do outsourcing de Marketing em toda a linha, com perspetivas especialmente positivas no B2B. As empresas afirmaram na pesquisa que entre as principais vantagens encontradas, podem citar:
Ao invés de contar com um contrato engessado, você pode contratar profissionais capacitados para realizarem atividades de acordo com as suas necessidades e demandas. Novos objetivos podem surgir em diferentes momentos ao longo do ano e você pode ajustar o Outsourcing de acordo com esses objetivos.
Ou seja, tempo de produção, valores, serviços, tudo é muito mais flexível.
Outro benefício é o suporte disponível para a sua empresa. A equipe contratada possui, além do know how e expertise, informações atualizadas, constante fluxo de ideias e ferramentas inovadoras para atender o seu negócio.
Divulgar vagas, analisar currículos, realizar entrevistas, testes dinâmicos, oferecer treinamentos e, depois de tudo isso, pode ser que a pessoa contratada ainda não seja de fato adequada para aquela vaga ou, até pode ser, mas você corre o risco de ela receber uma proposta em outra empresa.
Com o Outsourcing de Marketing, você economiza em diversas áreas, podendo focar em outras atividades enquanto os especialistas cuidam do seu marketing com competência e cultura necessários para efetuar o trabalho.
Com o Outsourcing, você economiza tempo, dinheiro e burocracia, e não precisa se preocupar com processos como:
Com o Outsourcing, você não precisa se preocupar em treinar um novo contratado. Afinal, após a seleção e contratação, é preciso que o novo colaborador passe por treinamentos referente a processos e sistemas internos e até competências relacionadas ao setor de marketing.
O absenteísmo é um dos problemas mais antigos no mundo do trabalho. Ele inclui as faltas no trabalho, com justificativas ou não, atrasos na chegada ou saída antecipada, entre outras ações que impactam o dia a dia.
Isso sem contar que somos todos seres humanos e nossa carga produtiva não é a mesma todos os dias.
Com o Outsourcing, a sua empresa não precisa se preocupar com ausências no trabalho ou falta de motivação, pois a instituição contratada lida com um grande número de profissionais para se dedicarem ao seu projeto para cumpri-lo dentro do prazo.
Ao contratar o Outsourcing de Marketing, você se preocupa em contratar uma quantidade de horas e serviços de acordo com a demanda. Não precisa se preocupar com ferramentas, softwares, equipamentos, programas, entre outros. Afinal, a empresa contratada já possui toda essa infraestrutura para gerenciar as atividades.
Contratar um software ou um programa para utilização da equipe interna pode sair muito mais caro para a sua empresa, por exemplo.
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Em resumo, podemos considerar as principais características de cada um. Confira!
Outsourcing de Marketing:
Equipe interna de Marketing:
O Outsourcing de Marketing surge como uma solução e ferramenta para muitas empresas, sejam elas pequenas ou grandes, ao delegar funções vitais e não vitais de acordo com a demanda necessária.
Nós, da Made Marketing, contamos com um time completo de profissionais especialistas e altamente capacitados para gerir o Marketing Digital da sua empresa. Com profissionais atuando em cada um dos segmentos do Marketing, é possível entregar materiais que só tem a agregar no desempenho das suas estratégias.
Converse conosco para contar sobre os seus desafios, necessidades e objetivos. Juntos, podemos construir o marketing que a sua empresa merece. Tudo isso de forma flexível, sem contratos engessados e com maior liberdade para realizar atividades pontuais.
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