A consolidação de bases de dados usando bases externas é sempre uma tarefa difícil. A granularidade, falta de padrão e volume da massa de dados são alguns dos maiores desafios principalmente quando a ferramenta de uso são planilhas de excel. Esse cenário culminava em uma falta de confiança nos dados e números apresentados para análises, sem falar da impossibilidade de geração de números e indicadores pela complexidade de cruzamento e inúmeras variáveis para construir os cenários de interesse. Boa parte da gestão da estratégia de mercado era às cegas.
Construímos uma plataforma online web consolidando mais de 10 fontes de dados externas, fazendo todas as transformações e padronizações nos dados, além de aplicar regras de negócio que permitem comparações e extração de insights de negócios. Além disso, construímos visões com inteligência artificial embarcada que projetam o volume futuro e o preço à nível SKU, canal e UF. Todas as análises e visões analíticas estão expostas em telas web com fácil acesso e extração, que permitem que toda a gestão da estratégia comercial seja gerida na mesma ferramenta.
Primeiramente, a plataforma cria uma camada semântica de dados com disponibilidade de dados em tempo integral, ganho de escala na elaboração de apresentações de inteligência comercial. Com o uso da ferramenta, a empresa pode atuar de forma mais assertiva e adequando suas estratégias. Durante o MVP em três meses, foram capturados mais de 24% dos gastos relacionados à gestão de demanda, aumento de 15% de market share da marca e captura de mais de 80% de Gap de preço na meta estipulada.