SEO – um acrónimo para Otimização de Motores de Busca, que em português significa Otimização do Motor de Busca – é um grupo de técnicas que visa colocar uma ou mais páginas de aterragem entre os resultados mais elevados do motor de busca.
Em termos práticos, é como encomendar um Uber: tens de ligar o GPS do teu telemóvel para o teu condutor te encontrar. É assim com o SEO. Por outras palavras, precisa de fazer melhorias no conteúdo da sua página para que possa ser mais fácil para quem está a fazer uma pesquisa no Google.
Assim, através das técnicas SEO, é possível otimizar o site de modo a que ultrapasse as outras que ocupam as posições mais altas e se torne uma das primeiras páginas de resultados, chamando assim a atenção dos utilizadores com o conteúdo mais relevante para as suas pesquisas. Então, como obter as posições de destaque para a sua marca? Continue a ler e aprenda tudo sobre SEO!
A cada segundo, milhões de pesquisas são feitas em motores de busca — especialmente no Google, o motor de busca que as pessoas usam mais em todo o mundo. Hoje em dia, os utilizadores querem responder às mais diversas questões do seu dia-a-dia, desde o hotel com melhores avaliações para a próxima viagem a temas mais específicos e formais.
No entanto, de notar que, na maioria das vezes, você e todos os outros utilizadores do Google tendem a prestar atenção apenas aos primeiros resultados de uma pesquisa. É para isso que o SEO é.
Os motores de pesquisa são sistemas feitos por uma série de algoritmos do Google que têm a função de rastejar, indexar e classificar os conteúdos web para os exibir em ordem nas pesquisas dos utilizadores.
Também pode chamá-los de motores de busca, motores de busca ou motores de busca.
No entanto, quando falamos de motores de busca, falamos não só do Google, mas também do Bing, Yahoo!, Baidu e outros sistemas. Até o YouTube e o Pinterest, por exemplo, podem ser nomeados motores de busca, pois utilizamo-los muito para encontrar conteúdo.
Mas é claro que o Google destaca-se entre eles, porque tem mais de 92% de quota no mercado de pesquisa.
Cada motor tem o seu modo de funcionamento e os seus critérios de classificação. Mas o objetivo final é sempre o mesmo: oferecer as melhores respostas para o que o utilizador procura.
Já pensou em tudo o que o Google faz sempre que escreve uma pesquisa? Para apresentar uma lista de páginas que respondem à sua pergunta, há um longo processo — embora isso seja em poucos segundos!
Os motores de busca funcionam basicamente em três fases:
Inicialmente, os motores de busca rastejam conteúdo web. Quem o faz são robôs ou aranhas – no caso do Google, são chamados Googlebot. Seguem os caminhos que os links apontam, em busca de novas páginas e atualizações.
Em seguida, as páginas que foram bem classificadas estão indexadas. Ou seja, vão para o motor de busca, que funciona como uma grande biblioteca de conteúdos web.
Lá, as páginas são encomendadas de acordo com os dados obtidos no rastreio, como o seu tempo de carregamento e as suas principais palavras-chave.
Os processos de rastreio e de indexação ocorrem a toda a hora. Portanto, os robôs estão sempre ativos para encontrar e organizar conteúdos web.
No entanto, a ordem em que aparecem nas pesquisas de utilizadores é definida no momento do ranking.
Embora o Google não revele quais são os fatores mais importantes para os seus algoritmos de rastreio e indexação, sabemos que são mais de 200, o que significa que há muitas coisas a ter em conta numa estratégia do SEO e vários detalhes podem fazer a diferença no ranking. Por isso, continua a ler e sabes o que são!
O primeiro e mais importante fator de todos, mesmo que a Google não fale oficialmente sobre o assunto, é a qualidade do conteúdo, ou seja, a relevância que a sua página tem para uma determinada pesquisa. Por isso, na construção de um método SEO, esta deveria ser a preocupação central.
Desta forma, quando configura uma página ou cria conteúdo, precisa de fornecer informações úteis e relevantes que respondam de forma real às exigências do utilizador e respondam às suas perguntas.
A própria Google já afirmou que prioriza a posição dos sites móveis ou responsivos. Esta importância vem do entendimento da empresa de que é necessário oferecer a melhor experiência possível aos seus utilizadores, apesar do dispositivo que foi utilizado.
Por isso, é essencial que a sua empresa tenha sites responsivos ou versões totalmente móveis, para que a Google possa classificar melhor as suas páginas web.
Na página estão todas as mudanças que ocorrem dentro das páginas e que são reconhecidas como boas práticas de SEO pelos algoritmos da Google, porque permitem que os robôs saibam do que se trata o seu conteúdo.
Há vários elementos que devem receber uma verificação; no entanto, entre os principais, podemos mencionar: autoridade de domínio, desempenho da página, arquitetura do site, off page, menções de marca, sinais sociais e backlinks.
Existem dois tipos de SEO: Página e Página Off. Abaixo, explicaremos com mais pormenor cada um deles.
O SEO On Page refere-se a tudo dentro da página em questão, para melhorar a experiência do utilizador e tornar a leitura do site pela Google mais simples e intuitiva. Devemos pensar neste processo no momento da produção de conteúdos, uma vez que faz parte do Marketing de Conteúdo.
O canal principal para aplicar estratégias SEO On Page está no blog do seu site, uma vez que é a página onde se concentra o maior número de conteúdos educativos, que têm mais hipóteses de classificar no Google.
O SEO On Page baseia-se em alguns fatores, tais como:
Com o SEO, você faz conteúdo que é exatamente o que o seu público quer encontrar. Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave para saber o que a sua persona procura e melhorar a colocação da sua página para que seja a primeira que esteja interessada em ler.
Estas palavras-chave variam com cada pesquisa e algumas podem ser sazonais, o que significa que precisa atualizar o texto regularmente. Não basta apenas ter um bom conteúdo, tem de ser atual e relevante.
Ou seja, o maior desafio da equipa de Marketing de Conteúdo é compreender as intenções de pesquisa e entregar aos utilizadores o que querem encontrar com a pesquisa que tem sido realizada.
A Google especializa-se nisto, por isso a melhor forma de compreender a intenção do utilizador é recorrer a si próprio. Depois de pesquisar as palavras-chave, precisa pesquisar no site e ver que conteúdo está nas posições superiores.
O tamanho do texto tem um impacto direto no ranking da página. Os conteúdos mais longos e mais profundos têm um desempenho cada vez melhor, uma vez que mostram mais dados aos utilizadores e resolvem todas as suas questões.
No entanto, depende fortemente da palavra-chave e da intenção do texto. Se é mais educativo, deve ser mais longo. Se te concentrares mais nas vendas, podes ser mais magro e chegar ao ponto.
Cada pessoa consuse conteúdo diferente e diversificado, e precisa de saber para qual está a escrever antes de publicar a página.
Quanto mais publicares no teu blog, mais a posição dele melhorará. Um volume regular de conteúdos é mais propenso a alcançar um ranking favorável no Google.
No entanto, a quantidade não significa nada se o texto não for de qualidade. Se as palavras-chave não estiverem bem definidas e o conteúdo não for rico, as hipóteses de errar são muito grandes.
Um volume pós-volume mais frequente também pode ajudar a construir a lealdade pública e é uma forma de mostrar ao Google que realmente se preocupa com a qualidade do que publica no seu blog, para que entenda que o seu conteúdo é novo e sempre atualizado.
O principal fator que deve ter em conta ao escrever texto otimizado pela SEO é a qualidade do conteúdo. Deve ser correto (cuidado com erros de tipografia portuguesa), receber melhorias, ser fiável, relevante e de interesse para o público.
O texto também deve ser dinâmico e lido sem problemas. A menos que o seu público seja totalmente técnico e conhecedor de um assunto específico, é necessário que o conteúdo seja o mais simples de entender possível, para que o leitor possa facilmente compreender a mensagem que está a acontecer.
Estes tópicos tornarão o seu texto bom e obterão as posições mais altas no Google.
Deve colocar a palavra-chave principal no título, legenda e em todo o texto. Assim, o Google compreende o assunto que procura abordar e entrega-o a pessoas que procuram a palavra-chave em questão;
É necessário criar legendas para que o texto tenha uma hierarquia e também para que a mensagem fique mais clara tanto para o leitor como para o “robô” do Google. Para isso, é necessário ter em conta a semântica e, em seguida, criar uma página não só bonita, mas também informativa e relevante;
O URL tem de ser claro para os utilizadores e leitores do seu blog e deve ser descritivo, contendo a palavra-chave. Por isso, aposte num URL curto e dinâmico que seja facilmente interpretável e corresponda ao título do seu texto;
As imagens são essenciais para que a sua página se classifice bem e torne mais fácil a compreensão do conteúdo. Também é necessário usá-las para SEO para que contenha a palavra-chave no seu texto alternativo e no contexto em que é inserida no atributo elevado;
É essencial ligar à página de contacto, a outros textos que tenham temas complementares e outras páginas relevantes do site.
O SEO Off Page consiste em todas as melhorias que ocorrem após a publicação do conteúdo, com o objetivo de mostrar à Google que o seu texto é relevante e merece estar nas posições de topo.
Entre as principais estratégias de seo off page, podemos mencionar: link building e seguir e links não seguidos.
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