Na era digital, as empresas precisam de adaptar os seus processos e estratégias comerciais para competir num mercado de ritmo acelerado e consciente dos custos.
A modernização é o processo de actualização de sistemas e software mais antigos para os tornar mais eficientes e eficazes. Com a tecnologia a desempenhar um papel mais importante do que nunca no moderno local de trabalho, a modernização da tecnologia da sua organização pode dar-lhe uma vantagem competitiva.
Este post no blogue explorará como pode aproveitar o poder da tecnologia para se manter à frente do jogo. Continue a ler para saber mais.
A modernização é o processo de actualização de sistemas e software mais antigos para os tornar mais eficientes e eficazes. A palavra “modernização” pode ser aplicada a qualquer organização – não se restringe a sectores ou indústrias específicos. Todas as empresas, grandes ou pequenas, precisam de se modernizar para se manterem competitivas.
As organizações que não conseguem modernizar-se ficam muitas vezes para trás em termos de eficiência e têm menos probabilidades de experimentar um crescimento.
A tecnologia está em constante evolução, e é importante manter-se no topo das tendências, tanto dentro da sua organização como no mercado em geral.
A modernização da sua tecnologia permite-lhe responder mais rapidamente à evolução das condições do mercado e melhorar a produtividade. É também uma grande oportunidade para melhorar a sua imagem de marca.
É mais provável que os consumidores confiem numa organização com tecnologia de ponta do que numa que utiliza sistemas desactualizados. Se a sua marca for vista como “atrasada”, os clientes podem também desconfiar da estabilidade da sua empresa.
Finalmente, a modernização da sua tecnologia permite-lhe automatizar processos manuais, o que liberta o tempo dos empregados e lhes permite concentrarem-se em actividades com maior valor acrescentado.
À medida que começa a planear a sua iniciativa de modernização, é importante ter em mente os seus objectivos comerciais. O que pretende alcançar como resultado deste programa de modernização? Quais são os resultados desejados?
A definição destes objectivos ajudá-lo-á a identificar o projecto de modernização e os vendedores adequados. E, irá ajudá-lo a manter-se concentrado nos resultados do seu programa de modernização ao longo de todo o processo de implementação.
Uma vez identificado o projecto de modernização, é importante estabelecer um cronograma realista para a sua conclusão.
É fácil ser apanhado pelo entusiasmo e entusiasmo em torno das últimas tecnologias, mas é importante manter as suas linhas do tempo realistas.
O processo de modernização varia consoante a organização e os objectivos do programa de modernização. No entanto, há alguns passos que são comuns a todos os programas de modernização. Vamos dar uma vista de olhos a cada um destes em mais detalhe.
Avaliação – Antes de poder começar a modernizar os seus sistemas, deve determinar o que precisa de ser modernizado. Deve considerar quaisquer sistemas herdados que possam estar a atrasar o seu negócio, bem como quaisquer sistemas que não permitam escalabilidade. Deve também considerar a compatibilidade do seu sistema com as novas tecnologias.
Planeamento – Uma vez determinado que sistemas e software necessitam de modernização, é tempo de desenvolver um plano de acção. Como irá dar prioridade aos projectos de modernização? Com que vendedores fará parceria? Como irá financiar os projectos de modernização? Todas estas questões devem ser respondidas na fase de planeamento do seu programa de modernização.
Execução – Uma vez finalizados os projectos de modernização, é tempo de executar. É importante manter-se no bom caminho, para que possa cumprir os prazos planeados. Ao gerir as expectativas com os membros da sua equipa e fornecedores, pode evitar armadilhas comuns e assegurar um processo de implementação suave.
Antes de investir num programa de modernização, deve estar ciente do custo. Um programa de modernização pode ser dispendioso, mas também pode poupar dinheiro à sua organização a longo prazo. Por exemplo, um projecto de modernização que inclui a implementação de um sistema de Customer Relationship Management (CRM) pode ajudá-lo a melhorar o seu processo de vendas e a reduzir o número de representantes de vendas necessários.
Este projecto pode ser caro à partida, mas ajudará a racionalizar o seu processo de vendas e a aumentar as receitas a longo prazo. Para além de manter os custos em mente, é também importante estar atento à concorrência. Assegure-se de pesquisar os programas de modernização dos seus concorrentes para ver o que estão a fazer para se manterem à frente do jogo.
As empresas precisam de modernizar a sua tecnologia a fim de se manterem competitivas no mercado actual. A tecnologia está em constante evolução e é importante manter-se no topo das tendências, tanto dentro da sua organização como no mercado em geral. A modernização da sua tecnologia permite-lhe responder mais rapidamente à evolução das condições do mercado e melhorar a produtividade. É também uma grande oportunidade para melhorar a sua imagem de marca.
É mais provável que os consumidores confiem numa organização com tecnologia de ponta do que numa que utiliza sistemas desactualizados. Se a sua marca for vista como “atrasada”, os clientes podem também desconfiar da estabilidade da sua empresa.
Finalmente, a modernização da sua tecnologia permite-lhe automatizar processos manuais, o que liberta o tempo dos empregados e lhes permite concentrarem-se em actividades com maior valor acrescentado.