Conforme os anos foram passando, a maneira do público assimilar o consumo se modificou por completo e em consequência disso, funil de vendas, jornada de compra e principalmente o atendimento requerem atenção diferente atualmente.
Abordando especificamente o atendimento, por muitos anos acreditou-se que os clientes só deveriam receber o devido auxílio quando houvesse contratempos relacionados à sua compra e assim SAC e outros suportes receptivos tornaram-se essenciais às empresas.
Embora esses atendimentos tenham sua importância até hoje, já não são os mais eficientes e tampouco os mais procurados.
A ideia atual é de evitar qualquer desgaste ao cliente, ou seja, o atendimento no ponto, (presencial) tem caído cada vez mais em desuso, justamente por ser ‘exaustivo’ ao público.
Assim, as empresas passaram a agir com base na proatividade, evitando que problemas aconteçam e também em fortalecer o relacionamento com o público, o carro chefe do marketing digital, por exemplo.
Juntos, eles transformaram para sempre a maneira de marca e consumidor se comunicarem.
O sucesso do cliente, muito mais que realizar atendimento, passou a fazer parte da filosofia das organizações com profissionais responsáveis somente por fazer com que o cliente extraia o máximo do serviço contratado.
O profissional dessa área, como o próprio nome sugere, é o responsável por levar o cliente ao sucesso, agindo, acima de tudo, proativamente. Em palavras diretas: Customer Success não soluciona problemas, os evita propõe melhorias.
O marketing digital, por sua vez, possibilitou que as pessoas pudessem se conectar com a marca além do que ela vende.
Melhor dizendo, os consumidores buscam por algo relevante que não se limita apenas ao que é vendido, por isso, o relacionamento mostrou ser um diferencial. Por meio dele, se conhece o público com maior profundidade e assim suprir suas necessidades é mais viável.
É claro que garantir a melhor experiência ao cliente evitando problemas é importante, no entanto, os suportes ainda são insubstituíveis, embora sejam diferentes. Mas quais são os melhores?
A cada dia que passa elas provam a sua eficiência e têm sido cada vez mais essenciais na estratégia de relacionamento com o cliente.
Atender pelas redes sociais permite a comunicação sem mediações com público, o que é excelente para gerar engajamento, aproximá-lo e obter informações úteis a um atendimento assertivo. Perceba, novamente o relacionamento se prova fundamental.
Mais adiante, elas ainda são um recurso para melhorar a imagem da empresa, já que todas as ações serão públicas. A netflix é um ótimo exemplo de como desempenhar este trabalho nas redes.
O uso de aplicativos de mensagens durante o atendimento tem trazido bons resultados, pois com eles é possível tomar medidas específicas em relação às dores do cliente e ainda se conectar com ele utilizando a linguagem apropriada.
O WhatsApp e o Viber, por exemplo, deixaram de ser usados somente para lazer e chegaram ao ambiente corporativo, essencialmente porque as empresas entenderam que: para o atendimento conter efetividade, ele tem de ser simples acessível ao grande público.
Tendo em vista a jornada de compra, ela passou por algumas alterações desde que a internet se popularizou e, os consumidores hoje a consultam antes da tomada de decisão.
Portanto, o reclame aqui é tido como o termômetro medidor de reputação da empresa.
No reclame aqui, cabe às empresas utilizá-lo para ouvir seus clientes sobre problemas específicos no serviço ou produto. Esse é o canal que representa ‘a qualidade’ da empresa, portanto, as questões lá presentes precisam ser solucionadas.
Doutores Da Web é uma empresa de marketing digital que está no mercado há mais de 10 anos e é conhecida por ter desenvolvido o Marketing de Posicionamento na Internet – MPI.
Utilizando o canal Doutores da Web reclame aqui, a empresa possui uma relação muito saudável com seus clientes, contando também com a filosofia e os profissionais Customer Success.
O Doutores da Web Reclame aqui possui apenas uma reclamação, o que por si só já é excelente à empresa e prova a eficiência do serviço oferecido por ela.
Canais como o Doutores da Web reclame aqui precisam ser trabalhados com cuidado, uma vez que a imagem da empresa estará em jogo.
Detalhes sobre o Doutores da Web reclame aqui e a metodologia citada.
O atual atendimento ao cliente não se fundamenta na resolução de problemas. A partir disso, o grande desafio das empresas hoje é encantar seu público oferecendo suporte antes, durante e após o fechamento do negócio, com intenção de propor uma experiência única.
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