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Quantas vezes desinstalou uma aplicação porque não teve uma experiência legal com ela? Seja na interface, design ou proposta da App, quando algo não agrada ao utilizador, além de a classificação ser baixa, a probabilidade de rejeição é muito maior. É aí que entra o UX.

UX (Experiência do Utilizador) significa experiência do utilizador. Quando se trata de apps, o que é mais importante para si: que funcione bem, que pareça bom? Ou isso tudo mais a UX?

No início de qualquer projeto, as ideias voam. O desenvolvedor está em dúvida sobre qual caminho seguir, o que considerar, qual será o layout, entre outras coisas. Com isso, a experiência do usuário é um item que acaba ficando em segundo plano. A nossa dica é que este é o primeiro ponto a ser considerado.

Com o conjunto UX, terá uma visão geral completa que indica quais os próximos passos a serem dados. Esta experiência tem em conta a opinião das personalidades, ou seja, os feedbacks dos utilizadores de teste da aplicação em questão.

O profissional UX estuda o comportamento humano e faz um paralelo com o serviço oferecido para encontrar formas de melhorar a experiência e satisfação dos utilizadores, retendo-os.

Além disso, é extremamente importante saber a melhor maneira de alcançar o público-alvo. Muitas vezes, mesmo depois de publicada, a App não obtém um bom número de downloads na loja de aplicações. A Otimização da App Store (ASO) é uma excelente alternativa nesta edição.

Como funciona o UX?

É muito simples para dizer a verdade. No instante em que o utilizador abre a app, já está integrada na experiência de experimentar a sua. Veja a dinâmica de como a App responde aos comandos, o seu tempo responsivo e a sua dinâmica de cores são tidos em conta.

Ux baseia-se em três pilares:

Utilidade: quão útil é a App para o utilizador, ou seja, porquê usar a sua App e não outra?

Facilidade de utilização: quão fácil e rápido é usar a app e resolver o que for preciso usando-a e não uma alternativa.

Prazer: quão agradável (divertido, interessante ou gratificante) é usar a app e não as outras alternativas.

Quando ux NÃO é bem recebido?

O interessante de começar por aqui é que você consegue desmistificar algumas questões. Por exemplo, o facto de ter um projeto (aplicações, por exemplo), visualmente agradável não garante que irá atender à procura do seu cliente, certo?

Não é bem assim. O que precisa de notar neste caso é o facto de a sua aplicação estar a funcionar de forma a que o utilizador se conecte à sua forma.

Quando o UX é aplicado corretamente, o resultado pode ser assustador (no bom sentido). Passada toda essa etapa de construção, e você já ciente do foco para alcançar suas metas, chegou a hora de entrar em ação.

Coloque-se no lugar do utilizador e pergunte-se o que eles mais querem numa App e o que precisam. Já sabemos que não é algo apenas atraente, mas, sim, uma coisa que o encante e deixe-o preso a sua aplicação.

Que tal começar com um design interativo? Em bom português, pode fazer um tutorial cirúrgico, o que faz com que o utilizador se mantenha fiel ao que está a viver. No entanto, tem o dever de perceber quando este tutorial já não é apenas didático e começa a dar explicações em excesso.

Isto pode gerar algum desconforto para o utilizador e fazê-lo desistir da experiência neste passo final. Portanto, é importante saber como dosear a interação do obviede. O que nos leva ao próximo ponto.

Desafine um padrão: Vamos continuar a usar o exemplo tutorial. Com menus que levam o utilizador de uma forma simples, coloque os tutoriais e mantenha um padrão de texto e interação.

Como tutorial de jogo de luta, você dá os comandos que devem ser usados pelo jogador e ele só reproduz-lo livremente e a qualquer momento. Na lógica de aplicação, não é muito diferente. Mas aqui, em vez de movimentos, você usa mecanismos visuais como tipos equivalentes de cores, menus na mesma colocação, e fontes que são sempre destacadas, fortes.

Isto ajuda o utilizador a encontrar-se dentro da interface da sua aplicação.

Formas de manter o seu UX em cima

ecrãs travando são um problema que poucas pessoas suportam. Há casos em que o telefone não pode suportar a App, mas aqui estamos a falar de uma suposta má função na programação. Tenha cuidado com o idioma utilizado e reveja todos os códigos constantemente.

Monitorizar constantemente como está seu desempenho da UX dentro da aplicação é uma ótima ideia. Desta forma, pode acompanhar de forma mais eficaz o que o utilizador sente sobre a sua aplicação. Uma boa experiência constante e não só no momento inicial é essencial.

O usuário é o seu foco. É bem interessante desenvolver, mas nada é mais importante do que seu cliente final. Por isso, considere as avaliações feitas nas lojas de aplicações. Isso é um reflexo do desempenho da sua App, e quando a classificação é muito baixa, muitas pessoas desistem antes mesmo de descarregá-la.

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A MadeinWeb é especializada no desenvolvimento de aplicações, tendo em conta as melhores práticas do UX Design. Contacte-nos e apresente o seu projeto.

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