O mercado de aplicações móveis tem mantido um bom crescimento nos últimos anos. Por conta disso, a demanda para desenvolver esses aplicativos também está crescendo muito.
No entanto, pelo crescimento do mercado também surgem alguns empecilhos. Não basta somente que esse app tenha uma boa ideia e forneça uma experiência interessante ao usuário, mas também é preciso que a linguagem utilizada seja compatível as necessidades do consumidor.
Hoje uma dessas linguagens de desenvolvimento é a ionic, um tipo de framework no mercado desde 2013. A partir do momento que foi lançada, essa linguagem conseguiu cada vez mais espaço dentro do mercado de aplicativos.
Como é uma tecnologia relativamente recente ao mercado, trouxemos nesse artigo algumas das principais vantagens de utilizar o ionic, para que você entenda os benefícios que a linguagem pode trazer aplicações.
Ficou interessado? Então acompanhe à lista:
Com o ionic é possível usar linguagens como o HTML, Java Script e CSS, posteriormente exportando tudo isso aos sistemas operacionais, como o Android e iOS, que são as mais utilizadas.
Nesse tipo de desenvolvimento, que é conhecido como hibrido, não é necessário escrever a linguagem nativa do sistema, mas ele permite a utilização de outros meios de programação, como o HTML, por exemplo.
Quando o projeto já estiver concluído, o desenvolvedor pode exportar a aplicação para o sistema que desejar.
Quando o ionic foi criado, também foram desenvolvidas diversas tags para sem utilizadas dentro das telas, junto as aplicações.
Basicamente, essas tags proporcionam mais velocidade para o desenvolvimento de um aplicativo, assim como ela também já se preocupa com o layout que será apresentado ao sistema operacional, independente da plataforma usada.
A empresa responsável pelo ionic vive apresentado novidades para o mercado, que são colocadas para funcionar dentro da linguagem de programação.
Entre os produtos já lançados está o ionic view, que possibilita alguns testes da aplicação sem que seja preciso coloca-la em alguma loja. É uma maneira fácil de ver se o aplicativo está funcionando de forma adequada, por exemplo.
Há ainda o ionic creator, outro produto da empresa. Ele o desenvolvedor consegue prototipar seus aplicativos de uma maneira visual, podendo arrastar componentes e personaliza-los. Depois, é só baixar um código do aplicativo e continuar o seu desenvolvimento.
Uma das vantagens principais da linguagem ionic é a produtividade trazida por ela. Além das várias tags aos componentes, o layout personalizado a cada plataforma, ele ainda traz uma série de ferramentas uteis que ajudam na criação do aplicativo.
O ionic possibilita ao desenvolvedor testar as suas aplicações antes mesmo de irem para uma loja, como já mencionamos aqui no artigo. A cada dia, a empresa responsável pelo framework traz mais novidades e produtos para melhorar a experiência com a linguagem, tornando a bastante completa para o mercado de aplicações, que também só cresce e se moderniza.
O AngularJs é um framework muito famoso da Google, que recentemente foi integrado a linguagem ionic. Além da linguagem, a biblioteca desse sistema também foi agregada, tornando tudo muito mais completo.