A Web 3.0, também conhecida como Web Semântica, ou Web Inteligente, tem um grande impacto (positivo) nas nossas vidas e nos negócios. Mas, o que muda em relação à Web 2.0 e o que as empresas devem fazer para se prepararem para este novo momento da Web?
Neste artigo vou explorar as principais mudanças comparando com a web 2.0, qual o impacto na tecnologia atual da sua empresa e aplicações da web 3.0 para os negócios. Aproveite a leitura!
A Web 3.0 representa a evolução e potencializa a descentralização da Web. Focada muito mais nos websites, sistemas e aplicativos do que no usuário em si. O grande objetivo será a convergência de várias tecnologias que já existem como: Blockchain, Machine Learning e AI como um todo, criando assim uma grande sinergia e inteligência de dados.
Especialistas chegam a mencionar a mudança do termo World Wide Web para World Wide Database. Com isso, saímos de um mar de documentos para um mar de dados, o que potencializa muito um fator que eu gosto muito: Customer Experience.
A Web 3.0 vem com alguns recursos importantes que mudarão a maneira como interagimos atualmente com a Internet e os aplicativos da Web:
Da web 1.0 para web 2.0 nós tivemos uma grande evolução, isso por que saímos de apenas ler o que estava publicado em websites para um estágio onde podemos editar e criar livremente.
Livremente? Não! Na Web 2.0 os computadores usam HTTP na forma de endereços exclusivos para encontrar informações que são armazenadas em um local fixo, geralmente em um único servidor.
Na Web 3.0 a informação será encontrada com base no conteúdo, por isso pode ser armazenada em diversos locais ao mesmo tempo, daí o termo: Descentralizada.
Se a informação não está mais armazenada em um local fixo, qual o impacto disso em gigantes como Google, Meta e outros que geraram fortunas e criaram os seus negócios em torno dos nossos dados?
Pois é, estamos à beira de uma mudança e tanto. Se na web 2.0 os seus dados pertencem aos gigantes, agora é a sua vez de assumir o controle.
Com a Web 3.0 os dados são gerados por múltiplos recursos de computação, como: desktops, smartphones, IOT, veículos, sensores e VR. Isso significa que você passa a controlar a quem os seus dados são repassados. É quase como se você vendesse a informação para quem deseja através de redes de dados descentralizadas.
Com a descentralização de dados e armazenamento, a Web 3.0 é voltada para software de código aberto, como resultado, os aplicativos serão executados em blockchain, redes “peer to peer” ou uma combinação dos dois.
Daí o nome Decentralized Apps. A natureza descentralizada dos dApps significa que, uma vez que um desenvolvedor lança a base de código de um dApp, outros podem construir em cima dele. O aplicativo está livre do controle de uma única autoridade. Um dApp é desenvolvido para criar uma variedade de aplicativos, incluindo aqueles para finanças descentralizadas, navegação na web, jogos e mídia social.
Recentemente eu publiquei um artigo aqui no blog que fala sobre o impacto do metaverso nos negócios, nesse conteúdo eu falo muito sobre Customer Experience, 5G, Supercomputadores, computação quântica, entre outras coisas. Com isso eu quero lhe mostrar que se a sua empresa pretende estar um passo à frente dos seus competidores, deve sem dúvida usar e abusar de tudo o que a web descentralizada tem para oferecer.
Imagine a capacidade de evoluir e entregar uma CX incrivel que terá ao permitir integrações em tempo real e códigos abertos. A união faz a força, assim já dizia o ditado popular.
A transparência é uma das principais aplicações da Web 3.0 para B2B. Há uma necessidade extrema de transparência para a nova conectividade, tanto para os negócios quanto para os clientes, para gerar lucro a longo prazo com o envolvimento e a experiência deles.
Uma das aplicações mais desejadas na Web 3.0 nos negócios é a capacidade de oferecer experiências que giram em torno do cliente. Esse envolvimento pode ser atraído e aprimorado com a integração de personalização e localização por meio da incorporação da Web 3.0 nos negócios.
Como mencionado no início, a Web 3.0 é muito voltada para coleta de dados e descentralização dos mesmos, isso permite às empresas insights poderosos sobre o comportamento e preferências do seu público-alvo, utilizando informações coletadas com Inteligência Artificial, IOT e machine learning.
Com a capacidade de integração automatizada, as empresas conseguem oferecer melhores experiências de compra, melhorias nos processos internos, recomendações personalizadas entre outras ações que atrairão ainda mais os clientes.
Os dispositivos inteligentes de IoT só podem ser aprimorados por meio da integração da Web 3.0 para funcionalidades inteligentes e contínuas. Assim surgem novas oportunidades para realizar mudanças rápidas, mas com os riscos controlados de forma mais eficiente e eficaz.
As empresas com a Web 3.0 vão ganhar uma camada de segurança elevada, apoiada em parte pelo Blockchain. Assim conseguem oferecer aos seus usuários uma experiência mais agradável e proteção dos seus dados.
Interoperabilidade é a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente com outro sistema. Clientes ou usuários de empresas podem acessar seus dados confidenciais em vários aplicativos com a Web 3.0.
Blockchain oferece a capacidade de mudar e transferir ativos digitais através das fronteiras comerciais de maneira econômica. Os benefícios do Blockchain incluem a eliminação de pequenos fatores, como gênero, localizações geográficas e muito mais.
Espero que a leitura lhe tenha agradado e beneficiado de alguma maneira. O meu objetivo é ajudar líderes em TI e Inovação a encontrar informação útil para as suas empresas sem grande esforço.
Entre em contato comigo via WhatsApp ou LinkedIn para debater o tema, tirar dúvidas, dar sugestões e até mesmo para apresentar os seus desafios.
Obrigado.