O WhatsApp acaba de lançar o módulo de compartilhamento de dinheiro no Brasil. Com cerca de 130 milhões de usuários no País, a novidade foi confirmada por Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, empresa dona do WhatsApp.
Em fase de testes desde 2018 na Índia, o WhatsApp Pay agora é realidade entre os brasileiros. A inovação é que além da transferência de moeda entre usuários, o App também possibilita utilizar o método entre pequenas empresas, permitindo que suas vendas sejam realizadas diretamente pelo aplicativo.
Fique por dentro: Como funciona o orçamento de desenvolvimento de aplicativos?
O Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do aplicativo, e o primeiro a ter o serviço à disposição. Entre os principais motivos da liberação do módulo em solo brasileiro, a pandemia de Coronavírus teria acelerado o processo de inclusão do sistema por aqui.
O objetivo em transformar o aplicativo de mensagens virtuais também em uma ferramenta de compartilhamento e transações financeiras é, além de impulsionar os sistemas de pagamentos digitais no Brasil e apoiar a inclusão financeira no País.
O Facebook também tem trabalhado com instituições financeiras como Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo para estudar melhorias no aplicativo e tornar o sistema o mais acessível possível e de extrema facilidade de uso.
O WhatsApp Pay usará o sistema do Facebook Pay. É preciso habilitar um cartão no Facebook Pay para utilizar a função. Os usuários têm um limite de R$ 1000,00 por transação e podem receber até 20 transações ao longo do dia, com um limite de R$ 5 mil mensais.
Os uso é gratuito para usuários individuais. Já para as empresas, será cobrado apenas uma taxa fixa de 3,99% em cada pagamento dos clientes, pelo recebimento.
O sistema também aceita, neste começo, os desembolsos por meio de cartões de débito e crédito do bancos: Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Já o processamento das transações fica a cargo da Cielo.
Disponível para os sistemas Android e iPhone (iOS), o modelo de compartilhamento de dinheiro do WhatsApp Pay é similar ao do PicPay. Já para outros países, o Facebook planeja levar o sistema, mas ainda não se sabe quais e nem quando.
Para transferir dinheiro a amigos e familiares é preciso configurar o Facebook Pay antes. Em seguida, basta abrir a conversa do contato que deseja enviar o dinheiro e, depois, pressionar em “Anexar” e em “Pagamento”. Depois, é só inserir o valor e uma mensagem para descrever o pagamento e tocar em “PAGAR”.
O dinheiro é transferido automaticamente para a conta bancária associada ao cartão de débito do contato a qual o usuário realizou a transação. Só é possível receber a quantia após adicionar um cartão de débito emitido pelos bancos participantes no Facebook Pay, e dentro de dois dias.
O recurso será disponibilizado gradualmente para os usuários nas próximas semanas.
A função também está presente no WhatsApp Business, e pode ser acionada com cartões de crédito ou débito do Nubank, Banco do Brasil e Sicredi de bandeiras Visa e Mastercard.
Já as transferências podem ser feitas somente com cartões de débito ou combo suportados. A previsão do WhatsApp é que o recurso receba mais parceiros em breve.
Leia também: O que esperar do 5G no Brasil?
Para companhar mais novidades sobre o mercado de aplicativos, acompanhe a Madeinweb no LinkedIn. Clique aqui!